Aperfeiçoar a interlocução entre o cidadão e a administração pública, visando o aprimoramento da gestão. Foi com esse intuito que integrantes da Ouvidoria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciaram nesta terça-feira, 25, o curso de Práticas de Atendimento ao Cidadão em Ouvidoria. A capacitação está inserida no Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), instituído pela Ouvidoria-Geral da União, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (OGU/CGU).
Durante o curso, ministrado pelos auditores federais, Jorge Fontelles e Rogério Goulart, ambos da CGU, serão abordadas temáticas de abordagem e de atendimento ao usuário. “Queremos contribuir para o aperfeiçoamento permanente do atendimento prestado como também com o fortalecimento das ouvidorias no Brasil. Nosso objetivo é atingir o máximo de localidades”, explicou o auditor Jorge Fontelles.
Para o chefe da Assessoria de Controle Interno, José Olino, é importante que a empresa esteja atualizada com as diretrizes que estão sendo executadas em órgãos da esfera federal, a exemplo da CGU, visando a melhoria na qualidade de vida dos aracajuanos. “Temos a preocupação em proporcionar o melhor atendimento ao cidadão, como também garantir a defesa dos usuários dos serviços públicos da administração pública, uma vez que as empresas sofrem constantes mudanças, e é inevitável a evolução dos processos. O cidadão sempre estará em evidência, ele é o resultado de todos os nossos objetivos. Nesse sentido, procuramos sempre inovar”, enfatizou Olino.
“Sempre faço cursos no ambiente virtual e essa é uma ótima oportunidade de aperfeiçoar o meu serviço para oferecer sempre o melhor para o cidadão de forma humanizada e comprometida”, destacou a ouvidora da empresa municipal, Mariana Espírito Santo.
Participam do evento representantes dos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul, além de órgãos estaduais e municipais. O curso segue até a próxima quinta-feira, 27, no auditório da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), no bairro Inácio Barbosa.
Comunicação com o cidadão
Integrante da Assessoria de Controle Interno, a Ouvidoria da Emsurb é responsável pelo tratamento das solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos prestados pela empresa.
Os canais de comunicação entre os cidadãos e a Ouvidoria são: TAG – Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública, disponibilizado no link Ouvidoria no site da Prefeitura, pelo email ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br, pelo telefone 3021-9908, pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de Aracaju (1622), ou ainda se dirigir pessoalmente à sede da Emsurb na av. Jornalista Santos Santana, s/n, Parque Augusto Franco (Sementeira), se segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 17h.