Uma manhã de acolhimento, esclarecimentos e muita conversa. Foi assim que se desenrolou a palestra ocorrida na Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), cujo objetivo foi debater com os colaboradores da empresa os sintomas de pessoas com depressão e a prevenção de suicídios. A atividade faz parte das ações psicossociais promovidas pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), que tem levado a vários órgãos da Prefeitura de Aracaju atendimentos gratuitos e que nesta terça-feira, 25, contou com a parceira do Departamento de Serviço Social da Emurb.
A palestra proferida focou o tema da campanha do Setembro Amarelo, que trata o suicídio como uma questão de saúde pública. Durante o encontro, a psicóloga Bárbara Feitosa, a assistente social da Emurb, Marta Figueiredo, e a coordenadora psicossocial da Escola de Governo, Ana Dalva Franca, interagiram com os trabalhadores do órgão e os estimularam a compartilharem suas experiências de vida e as dificuldades encaradas na vida pessoal e profissional. A dinâmica permitiu que eles pudessem expressar suas impressões sobre o suicídio e revelar casos que presenciaram de pessoas que, por não terem acompanhamento adequado, acabaram caindo na depressão e quase perdendo a vida.
Ednaldo Santos é técnico de rua e há muitos anos trabalha no órgão e aprovou a ação realizada pelas profissionais. "Este tipo de palestra é muito bom para nós, que trabalhamos no campo, porque nos esclarece sobre como reagir diante dos problemas e nos fortalece. Parabéns a estas profissionais que vieram aqui para nos alertar", enfatizou Ednaldo.
Para Ana Dalva Franca, eventos como este fortalecem os vínculos entre os servidores, humanizam as relações e promovem ações de saúde preventiva entre os servidores municipais. "Falar sobre um tema tão sério e complexo requer muita sensibilidade e conhecimento, pois não sabemos as realidades de cada pessoa presente, mas nos portamos sempre com o máximo de profissionalismo para que cada pessoa que atendemos ou a quem levamos as palestras possam sair com mais conhecimento", destaca.
Já a assistente social Marta Figueiredo ressalta a importância de sempre levar ações com esta. "Sempre que temos a oportunidade de promover eventos desta natureza, nós fazemos. Foi um maravilhoso projeto de trazer estas palestras", afirma Marta, que há mais de 30 anos atua na empresa municipal.
O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, aprovou a iniciativa. "Tratar os colegas de trabalho com a devida valorização e lhes dar as possibilidades de ter acesso a aprendizados em que ajudem na vida é um compromisso que temos e tenho certeza que outras palestras com temas correlatos acontecerão", confirma o secretário.