5° Encontro de Empreendedores fomenta geração de renda

Formação para o Trabalho
25/09/2018 22h29
Início > Notícias > 5° Encontro de Empreendedores fomenta geração de renda

"Acredito que aqui pode ser a luz no fim do túnel para mim como futuro empreendedor", destacou José de Laciero, participante do 5° Encontro de Empreendedores de Aracaju, promovido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, realizado na Associação Nosso Lar de Assistência à Infância (Anlai), no conjunto Orlando Dantas, reuniu diversas pessoas interessadas em buscar informações a respeito do que fazer para sair da informalidade e começar seu próprio negócio, assim como José.


Para o participante, a oportunidade de poder ser orientado e obter informações sobre os microcréditos do Banco do Nordeste e Banco do Estado de Sergipe (Banese), parceiros da Fundat no evento, é de suma importância para que seu sonho de ter um negócio possa se concretizar. "O que me trouxe aqui hoje é a vontade de empreender e produzir alimentos, como biscoitos e balas, e aqui eu posso ter a chance, até porque não tenho dinheiro para fazer isso no momento. Eu já experimentei estar no ramo alimentício e meu produto foi muito aceito, inclusive teve comerciante que se queixou, dizendo que não queria mais revender, poque comia tudo, por ser gostoso demais. Só que não tive dinheiro para continuar e parei. Aprendi muita coisa aqui. Tenho vocação para produzir alimentos e muita vontade. Se eu tiver o mínimo de apoio financeiro, dará certo", contou.

Segundo o presidente interino da Fundat, Jorge Araujo Filho, seguindo o direcionamento do prefeito Edvaldo Nogueira, estabelecido no planejamento estratégico, uma das metas até o final da gestão é aumentar a formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs). "Esses encontros servem para fortalecer essa rede e a gente conta com o apoio de diversos parceiros, que mostram a importância e os benefícios da formalização. A Fundat não pensa somente no emprego formal, na formalidade da coisa e em cursos de qualificação profissional, pensamos também, através da diretoria de empreendedorismo, nessa parte de divulgação, orientação e de ter as portas abertas para quem quer ter uma nova forma de geração de renda", ressaltou.

De acordo com a coordenadora da Cogpro da Fundat, Trícia Dantas, o a 5ª edição do Encontro visa não só realizar a formalização dos participantes de forma mais simplificada, mas também estimular a participação da população e levar informação para ainda mais pessoas. "A primeira palestra do evento foi sobre empreendedorismo, em parceria com o Sebrae; a segunda palestra foi sobre as adequações necessárias com relação à vigilância sanitária; e a terceira abordou a importância de se legalizar através do MEI. Nosso projeto é o de cada vez mais empoderar o comércio local, pois empreender não é só negociar, mas também fazer diferente, fazer bem. É importante levar essas orientações para as comunidades", afirmou.

Acolhimento

Para a presidente da Anlai, Maria José Gomes, receber e colaborar com o desenvolvimento profissional dos cidadãos é um dos objetivos que movem a Associação. "Nós temos uma parceria com a Fundat de longa data, e nós sempre contamos com sua cooperação. Agora, nesse novo momento, nós estamos muito felizes por estarmos promovendo mais oportunidades para as pessoas. É uma chance que abre portas, que ajuda na preparação de quem quer empreender e conquistar espaço com sua própria competência. É uma oportunidade maravilhosa de aprender", enfatizou.