Prefeitura reforça compromisso com a arborização da cidade

Meio Ambiente
27/09/2018 08h45

Planejar a arborização de Aracaju é o primeiro passo dado no grande desafio de melhorar a qualidade arbórea do município. Para isso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), desenvolveu o Plano de Arborização Urbana, que vem trabalhando por meio de ações, como o programa Aracaju Mais Verde - Plante com a gente; o Inventário de Arborização Urbana e a supressão e replantio de árvores em avenidas, canteiros, praças e parques da cidade, com o objetivo de requalificar a arborização e aumentar o índice de áreas verdes da capital sergipana.

A arborização urbana é constituída por todo um conjunto de árvores distribuídas em diversos pontos de uma cidade. As árvores proporcionam sombra, diminuem a poluição do ar, reduzem ruídos ambientais, trazem sensação de bem-estar, contribuem com a diminuição da temperatura e, além disso, são elementos fundamental para a estética da cidade. Até agora, a Sema realizou o plantio de mais de seis mil árvores por toda a extensão de Aracaju.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, os planos de arborização são instrumentos do planejamento que servem como guia para a tomada de decisões e uma forma de associação à implantação técnica para se ter uma boa arborização da cidade, ligada a práticas de sensibilização ambiental.  “Alguns dos principais objetivos de um plano de arborização são a definição de diretrizes e estratégias para a implantação e o manejo e manutenção arbórea, além disso, a integração da população também está inserida, um fator importantíssimo para a preservação da arborização implantada”, declara o secretário.

Um dos processos pensados durante todo o planejamento, além do monitoramento e a manutenção das espécies, foi a escolha de mudas com qualidade e adaptáveis à arborização de Aracaju, levando em consideração características como o desenvolvimento, porte, copa, floração, frutificação, raízes, resistência a pragas e demais doenças, ausência de princípios tóxicos; adaptabilidade e sobrevivência ao local do plantio. 

Preparação de mudas
As mudas plantadas pela Sema são oriundas de compensação ambiental, algumas são tratadas no Horto Municipal de Aracaju, localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira), outras, no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), o qual o órgão ambiental firmou convênio para o  auxílio na produção das mudas, devido a estrutura física do parque, com estufas modernas, sistema de irrigação inteligente, que contribuem para a produção de mudas de qualidade.

Aracaju Mais Verde - Plante com a gente
 Dentro do Plano de Arborização, a gestão municipal vem mudando a realidade de diversos bairros da capital sergipana onde há déficit arbóreo. Por meio do programa ‘Aracaju Mais Verde – Plante com a gente’, a Sema já atendeu a seis comunidades, como o Jabotiana (conjunto Santa Lúcia), Zona de Expansão (povoado Robalo), Japãozinho, Porto D'antas, Aeroporto e Farolândia. O programa objetiva contar com o engajamento das comunidades, que solicitam o serviço à secretaria e se comprometem a cuidar da manutenção das espécies.
Para participar do programa, o interessado deve ligar para a Sema pelo número (79) 3225-4178 ou comparecer à sede do órgão, situado à rua Santa Luzia, 926, bairro São José.

Supressão e replantio de árvores
Com o objetivo de garantir a segurança da população e melhorar a arborização da cidade, a Sema, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vem realizando a supressão de árvores que estão debilitadas e, consequentemente, correm riscos de queda. 
Após a supressão é, posteriormente, realizado o replantio de novas árvores saudáveis e adaptáveis ao ambiente urbano, a exemplo da sibipiruna, ipês- brancos e roxos, substituindo as espécies que foram retiradas.  

Inventário de Arborização Urbana
O Inventário de Arborização Urbana é um mapeamento das árvores da cidade, onde é realizado o cálculo de índice de áreas verdes do município, com o levantamento do quantitativo de árvores existentes e o seu déficit de arborização. A partir desta ferramenta, com os dados que serão coletados, como o déficit, a concentração de árvores e o tipo de espécies existentes na cidade, a Prefeitura passará a ter informações oficiais e isso facilitará nas decisões de ações a serem tomadas pela Sema, visando a melhoria do planejamento e a requalificação da arborização em Aracaju.