As mudanças que acontecem na capital sergipana nos últimos 19 meses começam a aparecer. Na infraestrutura urbana, por exemplo, os investimentos em quase 20 obras, somando mais de R$ 86 milhões, conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, apontam que a gestão municipal tem atuado com foco na recuperação urbanística da cidade e na melhoria de vida dos aracajuanos.
Um exemplo representativo deste novo momento de nossa capital é a obra que está urbanizando as avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel dos Santos, conhecida como Canal 3, situadas no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. No projeto executivo estão contemplados vários aspectos estruturantes como revestimento de 800 do canal, construção de ciclovia, pavimentação de aproximadamente quatro mil metros quadrados de ruas, ampliação do sistema de microdrenagem, além de sinalização horizontal e vertical.
Além disso, a obra contempla a padronização de passeios e calçadas das residências localizadas no entorno do canal, que irá beneficiar com cerca de 9.000 m² de calçada as pessoas que se utilizam aquela região para se locomover. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 5,3 milhões, conveniados entre a PMA e o Governo Federal, e todos os equipamentos urbanos de mobilidade e acessibilidade estão sendo implantados respeitando a Lei Municipal nº 4.444, que estabelece normas de acessibilidade, e a Lei Municipal nº 4.867/17, que recomenda ao poder público a implementação de ações concentradas para recuperar passeios públicos e/ou calçadas.
Cidade humana
A obra tem aspectos referentes tanto à saúde pública, como a políticas de acessibilidade e mobilidade, de acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. "Com a cobertura do canal, fica eliminada a proliferação de doenças provocadas por insetos e garante saneamento básico para aquela população. De outro modo, e não menos importante, esta obra amplia a acessibilidade e a mobilidade com a criação desta nova ciclovia e a padronização de calçadas. Ou seja, em cada investimento, a Prefeitura assegura ações inclusivas", enfatiza o secretário.