Grupo de idosos é orientado pelo Programa Vida no Trânsito

Saúde
27/09/2018 17h32

Com o objetivo de alertar as pessoas idosas sobre o cuidado com a segurança no trânsito para evitar mortes e acidentes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Vida no Trânsito (PVT), promoveu um diálogo na manhã desta quinta-feira, 27, no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com o Grupo de Idosos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco.

De acordo com a responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) e coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT) da SMS, Lidiane Gonçalves, atualmente, os pedestres são o segundo grupo com maiores vítimas de acidentes de trânsito fatais ocorridos em Aracaju, dentre eles, os mais vulneráveis são os idosos.

"Independente da idade, a segurança no trânsito tem que ser prioridade, seja na condição de pedestre, motociclista, condutor, passageiro ou ciclista. Precisamos lembrar que não só motoristas ou motociclistas têm que estar atentos, mas também os pedestres, evitando condutas que possam causar acidentes. Somos todos pedestres e nossa atitude faz a diferença no trânsito", salientou Lidiane.

Ainda segundo a coordenadora, é preciso um trabalho de conscientização de respeito à pessoa idosa no trânsito pelos condutores, inclusive de transporte coletivo, motociclistas, ciclistas, diante sua vulnerabilidade e limitações, além de conscientizar a pessoa idosa no cuidado em seu deslocamento, agindo com responsabilidade.

Em 2017 foram registradas 54 mortes. Destas, 12 foram com pessoas acima de 60 anos, sendo um motociclista, dois ciclistas, um passageiro de carro e oito pedestres. No primeiro semestre de 2018, já ocorreram 23 óbitos, sendo seis com pessoas acima de 60 anos.

Para a aposentada, Eunice Ramos, de 60 anos, é fundamental discutir com a população idosa sobre educação no trânsito e a roda de conversa esclareceu muitas dúvidas. "Já quase fui atropelada porque, mesmo passando na faixa, um motorista parou e o outro não. Fiquei no meio da rua e o carro tirou um fino de mim. No trânsito, temos que ficar sempre alerta e este diálogo de hoje, foi super importante para nós, idosos", opinou.

Comitê Gestor

O PVT possui um Comitê Gestor Intersetorial com o objetivo de trabalhar ações que visam diminuir as mortes e acidentes graves no trânsito da Capital. O comitê é formado por representantes das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed); da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju; do Conselho Municipal de Saúde; da Secretaria de Estado da Saúde (SES); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192); do Centro de Estatística e Análise Criminal da Polícia Militar de Sergipe; do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).