Aperfeiçoamento para se tornar mais competitivo para o mercado de trabalho. Essa foi a busca dos alunos que concluíram os cursos de comida de boteco e marketing pessoal oferecidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Na manhã desta quinta-feira, 27, cerca de 40 alunos receberam os certificados das qualificações profissionais realizadas na Casa da Doméstica, Centro, e na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Maria Emília dos Santos, Santos Dumont, respectivamente.
O presidente interino da Fundat, Jorge Araujo Filho, destaca a Casa da Doméstica como uma das associações e instituições parceiras para o cumprimento das principais atribuições da Fundat. “Fomentamos a formação profissional e a inserção no mercado de trabalho. Essa ligação é muito importante para mudar a vida das pessoas, às vezes, ainda no meio do curso, encontram uma vaga para trabalhar. As pessoas vão em busca de uma oportunidade de emprego e descobrem a possibilidade de se qualificar.”, explica.
Assim aconteceu com dona Josefa Santos. Ela é diarista e foi à Casa da Doméstica em busca de uma vaga de trabalho. Chegando lá, soube da realização do curso de comida de boteco e resolveu se inscrever. Ela entendeu que essa qualificação iria contribuir para alcançar uma oportunidade mais facilmente. “O mercado de trabalho dá preferência a quem tem cursos de qualificação, fica mais fácil de ser empregado, e esse curso também possibilita empreender. Eu vou poder comercializar o que aprendi e ainda conheci várias amigas que podem trabalhar comercializando comigo porque também se qualificaram. Eu nunca tinha feito esses cursos, mas gostei e pretendo fazer mais”, afirmou.
Tâmara Raissa Pereira, instrutora do eixo alimentício, passou os conhecimentos durante quatro dias para um grupo de diaristas e empregadas domésticas. Feliz com o resultado, Tâmara contou que as alunas concluíram a qualificação muito engajadas, alegres e empoderadas para viver uma vida diferente. “Mesmo sendo comida de boteco, buscamos ensinar o preparo de uma forma mais saudável. A culinária está partindo para uma mudança de comida para tratamento, estamos diminuindo os males da alimentação para o nosso organismo. No caso desse curso, buscamos a redução do uso de sal. E, por trabalharem em muitas casas, elas disseminam esse hábito e conhecimento para muitas outras pessoas”, destaca.
Já no curso de marketing pessoal, realizado no bairro Santos Dumont, os alunos aprenderam técnicas para a sua apresentação e imagem. “Foi mais uma oportunidade de crescimento oferecida pela Fundat. O conhecimento que eles adquiriram gera habilidade e competência para o mercado de trabalho e um diferencial na competitividade por vaga. Além disso, também proporciona uma reavaliação deles mesmos em relação a sua postura”, afirma a instrutora do curso, Ana Cristina Alves Silva.
Jonnhy Pierri Oliveira, pastor, buscou o curso por acreditar que marketing pessoal é importante para qualquer área. “É preciso aprender como nos apresentar e nos comportar melhor, já que estamos sempre precisando vender a nossa imagem e nada melhor do que técnicas para isso. Por gostar muito de ler e pesquisar, eu já sabia muitas coisas, mas não colocava em prática e percebi o quanto isso é importante. Estou com algumas entrevistas de emprego em vista e já vou exercitar o que aprendi”, garantiu.