Profissionais da Academia da Cidade iniciam curso de aperfeiçoamento no SUS

Saúde
27/09/2018 18h05

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), iniciou o curso de aperfeiçoamento para profissionais do Programa Academia da Cidade (PAC). A abertura da capacitação ocorreu nesta quinta-feira, 27, na Faculdade Estácio de Sergipe.

O curso é uma estratégia para sensibilizar e capacitar os trabalhadores do PAC nas ações de promoção da saúde na Atenção Básica. A capacitação tem 40 horas, está dividida em cinco módulos e só será encerrada em janeiro do próximo ano. “Foi uma demanda da área técnica do PAC com o intuito de fortalecer o espaço de promoção da saúde, que é o polo da Academia da Cidade. Os módulos acontecerão sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês”, ressaltou a técnica da equipe do eixo de Educação Permanente do Ceps, Kátia Aragão.

Segundo o responsável técnico pelo PAC, Magno Carvalho, muitos profissionais e estagiários de Educação Física não conhecem o que é o Sistema Único de Saúde (SUS), o que é a Atenção Básica e como é o fluxo de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).  “Então, nós solicitamos ao Ceps que fizesse uma capacitação com estas e outras questões para os nossos profissionais terem o entendimento, pois nós temos um questionário para os nossos alunos e quando percebemos algum problema de saúde encaminhamos para as UBS”, explicou.

Multiplicadores


Para João Martins, coordenador do Ceps, este curso é uma oportunidade para os profissionais refletirem sobre o cuidado em seus territórios e fortalecerem a utilização dos polos para ampliar e qualificar a oferta de ações e práticas de saúde. “Esperamos que eles se tornem multiplicadores de conceitos e estratégias de promoção da saúde, solidificando o compromisso do SUS com a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, enfatizou.

Neste primeiro módulo foram apresentadas as políticas públicas de saúde no Brasil, as redes de cuidado e atenção integral e humanizada. A próxima etapa acontecerá em 25 de outubro com o tema: Políticas de promoção da saúde, equidade e práticas integrativas e complementares no SUS.