Caps David Capistrano celebra aniversário e promove mudança na vida de usuários

Saúde
28/09/2018 17h43
Início > Notícias > Caps David Capistrano celebra aniversário e promove mudança na vida de usuários

Na tarde desta sexta-feira, 28, os pacientes e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano Filho, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), celebraram os 16 anos de existência da unidade, que atualmente está localizada na rua Coronel José Albuquerque Figueiredo, 1337, bairro Atalaia.

Segundo a coordenadora do Caps David, Elberlene Arimateia Mour, lá são realizadas várias práticas esportivas (natação e futebol), oficinas de reciclagem, de artes manuais, de musicalidade, de acolhimento, grupos de cidadania e psicoterapia.

“O ambiente possui espaço acolhedor para oferecer comodidade aos nossos usuários. O serviço funciona 24h, e nossas equipes podem ser acionadas através do número (79) 3026-2440. Temos aqui oito leitos para os usuários que necessitem de maiores cuidados. No total, são cerca de 35 profissionais envolvidos nos atendimentos, entre psicólogos, assistente social, oficineiros, educador físico, coordenação, administrativos, cozinheiros, farmacêuticos e médicos”, destacou.

O David Capistrano também promove a inclusão social dos pacientes, através da inserção da família nos projetos terapêuticos. "A participação da família é de fundamental importância, pois nos possibilita trabalhar com um cuidado durante as ações de promoção à saúde mental e de reinserção do usuário em seu ambiente familiar e social", explicou a apoiadora institucional, Mairla Protásio.

Mairla acrescenta que o Caps David atende cerca de 70 usuários por dia. “Trabalhamos os Processos de Trabalho com o acolhimento, Projeto Terapêutico Singular, trabalho em equipe, reunião de equipe, técnico de referência, visita domiciliar, apoio matricial, atendimento (individual e grupal), acolhimento noturno, educação permanente, trabalho com a família, geração de renda, assembleia com usuários, roda de conversa ampliada e grupos de trabalho”, elencou.

A diretora do Ciras, Carolina Carvalho, diz que o trabalho da entidade com este Caps foi iniciado em janeiro deste ano, e apesar das dificuldades durante a mudança de contrato e de local, tudo tem ocorrido muito bem.

“Tivemos que adaptar esta casa às exigências para se ter um local de Caps tipo III, que é de transtorno mental grave. Estamos terminando as adequações, foi um ano difícil, mas está sendo um sucesso o trabalho desenvolvido aqui, estamos satisfeitos com o apoio da SMS. Está dando tudo certo, então temos mesmo que comemorar”, acrescentou Carolina.

As portas dos Caps estão abertas a qualquer pessoa que sinta a necessidade do atendimento. Ao chegar na unidade, o cidadão será acolhido, ouvido e avaliado por uma equipe técnica especializada.

A festa

Durante a comemoração houve apresentações teatrais, show com o Grupo Tamo Chegando e as cantoras Érica Sá e Deise Raquel. Os trabalhadores do Caps prepararam uma surpresa para os participantes, eles cantaram e tocaram os parabéns, cada um com um instrumento musical.

A usuária Maria Luiza Silva Santos, que marcou presença no aniversário da unidade, frequenta o David desde a fundação. “Eu amo este Caps, as meninas me tratam muito bem, eu venho todos os dias desde o começo, participo das oficinas, e já aprendi a fazer muita coisa. Estou adorando esta festa”, declarou.

Para a usuária Kelly Dias da Silva, frequentadora do Caps há dois anos, o ambiente da unidade é maravilhoso. “Os funcionários nos atendem muito bem. Quando entrei era uma pessoa completamente diferente da que sou hoje, graças ao trabalho desenvolvido aqui. O Caps está fazendo 16 anos e quanta gente não já ajudou? Espero que tenha muitos mais anos para nós comemorarmos”, frisou.

O usuário Genisson Silva Macedo contou que já passou por várias unidades de internamento antes desse Caps ser fundado. “Eu vivia internado e sofria muito. Há 16 anos que eu vim pra cá e já melhorei bastante, até me casei e tive duas filhas. Eu gosto demais de estar aqui e estou gostando dessa festa organizada pelos trabalhadores”, relatou.

O Caps David

O marco fundamental da mudança ocorrida na atenção e no cuidado as pessoas com transtorno mental, se deu com a inauguração dos Caps de Aracaju. O Caps David Capistrano Filho, na época CAPS II, foi inaugurado em 25 de setembro de 2002, e incorporou um vasto processo de mudanças.

A primeira e mais importante delas foi priorizar em suas práticas os vínculos sociais e familiares do usuário, se responsabilizando pelo cuidado, buscando mais eficácia e atenção às necessidades das pessoas com transtorno mental assistidas. Em 2003, o David Capistrano passou a prestar acolhimento noturno e funcionar por 24 horas.