“Vocês vieram na hora certa”. Foi desta forma que a dona de casa Maria Raimunda dos Santos recebeu em sua porta os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), na manhã desta segunda-feira, 1º de outubro. Ela, que reside na rua 9, no bairro Lamarão, há mais de 20 anos, comemorou a chegada do programa Cata Treco na localidade.
Dona Maria Raimunda contou, ainda, que sempre fica atenta à divulgação semanal da programação do serviço, seja pelas redes sociais da empresa municipal, TV ou rádio. “Sempre tive a preocupação em descartar corretamente meus objetos. É ruim jogar nas esquinas, pois eu tiro o problema do acúmulo de ratos e baratas da minha porta e levo para a dos outros. Por isso, toda semana acompanho os locais por onde o caminhão irá passar”, relatou, satisfeita, enquanto acompanhava o trabalho dos agentes.
Diariamente, uma equipe coordenada pela Diretoria de Operações (Dirop) percorre alguma região da capital com o programa, que recolhe materiais que não têm mais serventia e que, muitas vezes, são jogados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade. Móveis e eletrodomésticos velhos, pedaços de madeira e colchões, são exemplos de objetos que podem ser descartados e recolhidos.
O trabalho funciona com o auxílio de um caminhão com carroceria que armazena o material reciclável, encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores). Já os outros tipos de resíduos são destinados ao aterro sanitário.
O autônomo José Carlos Santos também aproveitou a oportunidade para retirar de sua residência pequenos objetos sem serventia. “Esse programa é o melhor coisa que fizeram. A Prefeitura está de parabéns. É muito bom poder retirar os móveis e objetos que ficam entulhados em nossos quintais, servindo de moradia para ratos e baratas”, frisou.
Na terça-feira, 2, o programa chega aos bairros Coqueiral e Porto D'antas e, na próxima quinta e sexta-feira, ao bairro Coroa do Meio. Para que a comunidade acione o serviço, basta ligar para o telefone 3021-9935 ou para a Ouvidoria da empresa municipal pelo número 3021-9908.