Fundat qualifica mais uma turma no curso de NR-20

Formação para o Trabalho
02/10/2018 15h28
Início > Notícias > Fundat qualifica mais uma turma no curso de NR-20

Possibilitar o crescimento profissional e o ingresso da população no mercado de trabalho são alguns dos fatores que levam a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) a oferecer uma gama de cursos de qualificação nas comunidades. Exemplo disso foi a oferta do curso de NR-20, oferecido no Centro de Integração da Família (Ceinfa), localizado no bairro Nova Veneza, e encerrado nesta terça-feira, 2.

O curso serviu não só para complementar o aprendizado de diversos alunos que já tinham feito o curso de frentista e que precisavam destes novos conhecimentos para atuar legalmente na área, mas significou, também, a abertura de novas portas para que os participantes pudessem construir um futuro mais digno por meio da formação.

De acordo com o instrutor Américo Santos, o conteúdo ministrado aos alunos foi elaborado de forma a somar ainda mais conhecimentos e contribuir com a evolução profissional de cada participante, uma vez que abordou desde cuidados necessários para que a profissão seja exercida com segurança, até os tipos de materiais que os futuros frentistas irão manusear. "A gente trabalha muito com a parte de combate a incêndio, com o uso de EPI's [Equipamentos de Proteção Individual] e EPC's [Equipamentos de Proteção Coletiva], como também falamos sobre os tanques e armazenamento. Essa é uma grande oportunidade que a Fundat dá, justamente por ser um curso gratuito e que aprimora os conhecimentos dos alunos na profissão de frentista, já que os postos de gasolina exigem isso", afirmou.

Nova oportunidade

Para a aluna Amanda Salgueiro, de 25 anos, a ideia de ser mulher e poder ocupar um cargo predominantemente masculino nos postos de gasolina lhe chamou atenção, principalmente devido à escassez de vagas de emprego nos tempos de crise e após uma amiga ter incentivado sua qualificação na profissão. "Eu sempre passava pelos postos e tinha curiosidade de saber como é trabalhar assim, aí resolvi fazer o curso. É muito gratificante poder participar, porque no momento não tenho condições de pagar por ele em outro lugar, estou desempregada. Foi uma alegria imensa terminar o curso e poder encaminhar meu currículo para o mercado de trabalho, porque a Fundat mesmo nos dá a oportunidade de levar o currículo ao contratante. Com certeza espero trabalhar no ramo, adorei", destacou.

Assim como ela, a aluna Alexsandra dos Santos, de 20 anos, contou estar empolgada com a chance de conseguir um emprego, agora que já pode exibir um diploma atualizado após o encerramento do curso de NR-20. "Estava desempregada e procurei cursos para poder colocar no currículo. Como já tinha feito o de frentista pela Fundat, resolvi fazer o de NR-20 também. É maravilhoso participar, porque para uma pessoa desempregada que não tem dinheiro para pagar curso nenhum em outros lugares, é uma oportunidade de aprender e trabalhar. Eu não sabia nada sobre ser frentista, e aprendi tudo com os cursos", contou a jovem.