SMS promove projeto sobre cuidados de saúde com adolescentes de abrigos

Saúde
04/10/2018 16h08

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Assistência Social e a Educação (Semed), está dando continuidade ao projeto “Adolescer com cuidado e saúde: o despertar de ações educativas sociais e de promoção à saúde com os adolescentes acolhidos em Aracaju”, nesta quinta-feira, 4, com a temática de dinâmica em grupo, realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), no bairro Siqueira Campos. As três secretarias formam o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI).

O projeto reúne várias ações educativas de prevenção e promoção à saúde dos adolescentes abrigados nas unidades de acolhimento institucional de Aracaju. O pediatra e referência técnica do Programa Saúde da Criança, Byron Ramos, explica como é feito o trabalho. “O projeto foi dividido em nove oficinas, sendo sete com os adolescentes e duas para os cuidadores. Tratamos diversos temas de interesse deste público, com o objetivo de instituir um espaço regular de debates, socialização e informação de educação, prevenção, promoção à saúde, proteção integral para o alcance da autonomia e protagonismo juvenil”, detalhou.

Para a gerente das casas de acolhimento, Antônia Menezes, com estes encontros será fortalecido o vínculo entre adolescentes, cuidadores, família e sociedade. “A Saúde, Educação e a Assistência estão fazendo uma série de ações para que possam diminuir a vulnerabilidade destes jovens, e evitar que outros comportamentos de riscos possam acontecer”, frisou.

O supervisor do Som no SUS, Samuel Andrade, falou sobre a temática do tema deste encontro, que foi dinâmica em grupo. “Foram trabalhadas músicas com o nosso grupo Sons no SUS e os adolescentes, que muitas vezes passam por uma fase bem complexa com todas estas mudanças. Aqui estamos lidando com pessoas que, por alguma situação, estão abrigados, tiveram outras situações de vulnerabilidade e a música serve de motivação e impulso para trabalharmos a cultura de paz”, disse.

Os próximos encontros já possuem data para acontecer e irão abordar os seguintes temas:

Dia 18/10 – Cuidados e importância de higiene

Dia 01/11 – Vacinação e caderneta do adolescente

Dia 22/11 – Prevenção e gravidez não planejada

Dia 06/12 – Violência na adolescência