Esgap encerra primeiro ciclo de oficinas terapêutica sobre ansiedade

Planejamento e Orçamento
04/10/2018 15h46

A Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) concluiu nesta quinta-feira, 4, a primeira turma de oficinas terapêuticas. Com o tema "Um novo olhar para a ansiedade", o grupo formado por servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), durante quatro encontros, refletiu sobre questões que envolvem a temática tanto na vida pessoal quanto profissional. A ação foi realizada pela Coordenação Psicossocial da Escola, que é vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

Quem ministrou a oficina foi a psicóloga Fernanda Reis de Carvalho, que explicou a importância da oficina. "A ansiedade é um tema que tem chamado bastante a atenção no âmbito social, porque tem impactado de forma negativa em diversos ambientes seja através da baixa produtividade ou do surgimento de doenças que afastam o profissional das suas funções laborativas", disse, destacando que o foco da oficina é trabalhar o psicológico dos servidores no sentido de que eles possam enfrentar essa realidade da melhor maneira possível.

Para Osmar José dos Santos, que é servidor da Sema, a oficina serviu para reafirmar a ideia de que o ser humano não é apenas a parte física, mas um ser multidimensional formado pelo corpo, mente e espírito. "É necessário que estejamos bem nesses três aspectos. A partir daí, a gente repensa determinadas atitudes e passa a contribuir com a melhoria do nosso ambiente de trabalho, onde começamos a compreender melhor o outro e a nós mesmos.

De acordo com a coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva França, a oficina realizada na Sema foi a primeira de outras que deverão acontecer ainda neste ano. "Na Escola de Governo, a gente tem um programa chamado Ambiente Humanizado, que possibilita a realização dessas ações de conscientização", disse, enfatizando que esse tipo de evento contribui na promoção do bem-estar dos servidores e influencia na redução do absenteísmo.

Ainda de acordo com Ana Dalva, os interessados em participar das oficinas podem entrar em contato com a Escola de Governo através do telefone (79) 3179-3748, ou comparecer à Escola que está localizada na rua Boquim, nº 67, Centro.