Saúde capacita profissionais da Odontologia sobre a prevenção de acidentes com material biológico

Saúde
08/10/2018 17h45

Nesta segunda-feira, 8, foi realizada uma capacitação sobre a prevenção de acidentes com material biológico para auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas das Redes de Urgência e Emergência (Reue) e de Atenção Primária (Reap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A oficina aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), no bairro Siqueira Campos e foi ministrada por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da SMS.

Os acidentes de trabalho com material biológico e perfurocortantes (como agulhas, lâmina de bisturi e brocas de instrumental cirúrgico) apresentam alta incidência entre os trabalhadores da saúde, principalmente com os profissionais de odontologia. “Mas os casos são subnotificados, então é preciso que os profissionais aumentem a compreensão e o conhecimento sobre as medidas preventivas relacionadas ao manuseio do material biológico agregando também a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e saibam o fluxo para atendimento dos casos”, informou a referência técnica do Programa Municipal de Saúde Bucal, Iucema Santana.

Para passar o conhecimento do fluxo e medidas preventivas, a enfermeira Dernivânia de Andrade Ferreira e a fisioterapeuta Nelma Caetano, ambas do Cerest, apresentaram quais os riscos de acidentes com material biológico, como acontecem, como poderiam ser evitados e a forma como os profissionais devem proceder, caso aconteça.

“Existem os procedimentos que devem ser seguidos pelos profissionais como o uso de EPIs, mas ainda assim acidentes podem ocorrer. Por exemplo, se a pessoa se contaminar com o fluido de sangue que ficou na agulha, ele deve fazer o exame para detectar o quanto antes. Pode ser realizado nos hospitais municipais Nestor Piva e Fernando Franco, recomendado em até duas horas. Lá o profissional terá todas as orientações e o acompanhamento, pois pode haver a contaminação de patógenos, como o vírus HIV e a hepatite C, que são infecções sérias”, esclareceu a enfermeira Dernivânia.

Para a odontóloga da Unidade Básica de Saúde (UBS) Madre Tereza de Calcutá, do bairro Jabotiana, Anna Teresa Lima, é muito importante estas capacitações para os profissionais ficarem atualizados e saberem como proceder em caso de acidente. “Como nós somos profissionais da ponta e estamos sujeitos a sofrer algum tipo de acidente de trabalho, temos que estar cientes do que podemos fazer quando acontecer e se ocorrer, saberemos como lidar sem desespero, tomando as atitudes corretas”, enfatizou.