Profissionais das unidades de saúde conhecem o fluxo da Maternidade Santa Isabel

Saúde
10/10/2018 15h58

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) do Ministério da Saúde, vem adotando medidas estratégicas para o estreitamento dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com as maternidades da capital.

Um exemplo disso foi o início das visitas guiadas na Maternidade Santa Isabel, a partir desta semana, com profissionais de saúde que atuam nas UBS de Aracaju. O objetivo dessa ação é fazer com que os profissionais das unidades da Rede de Atenção Primária conheçam o fluxo e a competência de cada lugar da maternidade.

Neste primeiro momento, a visita está sendo feita por enfermeiros e assistentes sociais e depois pelas gestantes que fazem o pré-natal nas UBS da SMS. As visitas com os profissionais das UBS continuarão até o final de novembro.

“Queremos que os profissionais da ponta saibam como é o trabalho na maternidade para reforçar a importância do pré-natal com as gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), fazer o monitoramento das crianças que ficaram na Unidade de Tratamento Intensivo e Neonatal (Utin) para fazer o acompanhamento no território até um ano de vida e assim reduzir a morbimortalidade infantil e materna”, explicou a técnica do Programa Municipal da Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem, a assistente social Márcia Martins.

Humanização da equipe

Segundo a técnica do Programa Municipal de Saúde da Mulher, a enfermeira Maria das Graças Nunes, essa ação visa trazer a humanização da equipe de saúde das unidades básicas, das gestantes e dos profissionais da maternidade. “Os profissionais conhecendo in loco como é todo o processo quando a gestante chega na maternidade tem como orientar melhor as usuárias do SUS e assim ajudam a diminuir a ansiedade das mulheres antes do parto”, esclareceu.

A visita foi guiada pela coordenadora de Enfermagem da Maternidade Santa Isabel, Maria Auxiliadora Bispo Almeida, e participaram as profissionais das UBS Antônio Alves (Atalaia), Augusto César Leite (Santa Tereza), Osvaldo Leite (Santa Maria) e João Cardoso (José Conrado de Araújo).

As visitantes conheceram a nova ala que está sendo construída na maternidade para parto humanizado, visitaram as salas de pré-parto, parto e pós-parto, como também a Utin e o posto de coleta de leite humano, além de presenciarem o momento em que um bebê recém-nascido era amamentado pela primeira vez.

A assistente social da UBS Osvaldo Leite, Ana Dias, gostou muito de participar desta ação. “Nós que trabalhamos na ponta ficamos distantes da realidade de uma maternidade e chegar aqui e ver como funciona, conhecer o fluxo, faz toda a diferença porque nós vamos voltar para as nossas unidades e poderemos passar as informações às futuras mães para elas se sentirem mais seguras, pois muitas vezes a gestação, e também o parto, é um mundo novo para elas”, pontuou.

Sobre o Apice On

O  Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) é uma iniciativa do Ministério da Saúde e atua diretamente na atenção e cuidado de quatro eixos temáticos: violência, abortamento, parto e nascimento, e planejamento reprodutivo, que se intercomunicam entre si.

O propósito é ampliar o alcance de atuação dos hospitais na rede SUS, reformulando e aprimorando processos de trabalho e fluxos para adequação de acesso, cobertura e qualidade do cuidado.