Saúde acolhe novos profissionais convocados pelo PSS

Saúde
10/10/2018 18h38

Depois de quase morrer por um erro médico na rede privada, Ana Angélica dos Santos Fortes decidiu fazer um curso técnico de Enfermagem com o intuito de trabalhar e lutar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já formada, ela fez parte do grupo de 16 novos profissionais selecionados no Processo Seletivo Simplificado, que foram acolhidos nesta quarta-feira, 10, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).

“Hoje estou muito feliz por iniciar a minha caminhada em defesa do SUS de Aracaju e mostrar a importância dele para todos, pois todos os cidadãos brasileiros, ricos ou pobres, em algum momento da vida, precisam do sistema”, comemorou Ana, que vai trabalhar na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Leite, bairro Santa Maria.

A técnica de Enfermagem e outros 15 profissionais de diversas áreas da Saúde participaram da Oficina de Acolhimento Pedagógico dos novos profissionais contratados através do processo, iniciado no final do ano passado. Após essa recepção, cada um deles foi direcionado para as unidades que mais necessitam de novos servidores, e a partir desta quinta-feira, 11, começam a desempenhar as novas funções.

O acolhimento

Os selecionados conheceram a história da saúde e a criação do SUS, que foi elaborado por meio do relatório da 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986; passou a ser direito do povo brasileiro a partir da Constituição de 1988, mas somente pelo Decreto nº 7508, de 2011, foi regulamentado. Os participantes também conheceram como funciona o SUS Aracaju e as mudanças que estão ocorrendo neste momento para promover um sistema de qualidade para o cidadão aracajuano.

Para a gerente do eixo de Educação Permanente do Ceps, Jane Curbani, a importância do acolhimento é o de alinhar conceitualmente o SUS que existe em Aracaju e o SUS que a SMS quer construir. “A metodologia do acolhimento pedagógico é apresentar o processo de trabalho na Rede de Aracaju. Explicamos como funciona o nosso sistema, que é em rede com a integralidade do cuidado, e esperamos que os novos profissionais nos ajudem a fortalecer cada vez mais este sistema na nossa capital”, enfatizou.