Saúde debate sexualidade com grupo de idosos do Castelo Branco

Saúde
10/10/2018 19h05

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger, cuidar e celebrar a longevidade da população idosa, o Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preparou uma agenda com diversas ações que estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS) de Aracaju. Na manhã desta quarta-feira, 10, a atividade foi realizada com o grupo de idosos Jovens Há Mais Tempo, da UBS Fernando Sampaio, no Castelo Branco, onde foi abordado o tema sexualidade.

A psicóloga da SMS, Aline Rabelo, lembrou que sexo é natural e que deve ser praticado entre pessoas com idade mais avançada. Além disso, ela abordou a necessidade da prática do sexo seguro. “O cuidado para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis permanecem também na terceira idade. Dados do Ministério da Saúde confirmam que é cada vez maior o número de pessoas que contraem doenças sexualmente transmissíveis”, explicou.

Debates como esse são essenciais para a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente para aqueles serviços que envolvem a pessoa idosa. Ao longo dos últimos anos, a população tem envelhecido mais no Brasil e é preciso entender as especificidades desse processo para que sejam elaboradas políticas públicas mais eficazes na garantia da integralidade das ações voltadas a esse público. Tratar o tema com a importância que ele requer tem impacto direto no aumento da expectativa de vida e da busca por um envelhecimento saudável.

Aos 65 anos de idade, dona Jovelina Azevedo faz questão de acordar cedo para participar das ações. Desde o início ela integra o grupo e foi a partir dele que ela enxergou uma nova forma de viver. “Esse grupo representa a recuperação dos problemas que eu entrei depois da minha aposentadoria. Faço questão de participar de todas as atividades porque estar ao lado dos meus amigos e interagir com eles é também uma forma de cuidar da minha saúde”, revelou.

Para a aposentada dona Zilda Soares, o ser humano tem uma necessidade inata em trocar gestos de amor expressados por meio da compreensão, do interesse mútuo, da empatia, do toque, das carícias, de palavras afetuosas e de atenção. “Na velhice, essa troca assume uma importância cada vez maior. À medida que às vezes, o corpo não responde mais ao desejo, as adaptações sexuais se tornam necessárias e ajudam na sexualidade”, falou.

Grupo Jovens há mais tempo

Ocupar o tempo e melhorar a qualidade de vida são alguns dos objetivos dos idosos que participam do Grupo “Jovens há mais tempo”, criado há mais de 18 anos. Nele, os participantes realizam atividades físicas, e participam de palestras e oficinas socioeducativas, para manter o corpo e mentes sãs.

Segundo a assistente social da UBS Fernando Sampaio, Lara Verônica Brito, o grupo proporciona às pessoas da terceira idade uma vida ainda mais saudável, sem dar chance ao ócio e ao isolamento. "Geralmente se tem a ideia de que idoso é sinônimo de ficar em casa cuidando de netos. Não é isso, esse é o momento de se redescobrir, desenvolver novas capacidades. É esse o nosso trabalho, e temos alcançado cada vez mais novos integrantes, melhorando sempre a qualidade de vida de cada um deles", afirmou Lara.