Medidas preventivas na drenagem têm aprovação dos aracajuanos

Obras e Urbanização
15/10/2018 15h18
Início > Notícias > Medidas preventivas na drenagem têm aprovação dos aracajuanos

Já tendo diminuído substancialmente os pontos de alagamentos durante as chuvas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), mantém a rotina de atuar com medidas preventivas no sistema de drenagem. E se a administração se antecipa nos trabalhos de prevenção, a população reconhece o esforço.

Os serviços chegam a todos os bairros. No conjunto São Carlos, bairro Olaria, a rede de drenagem recebeu os devidos reparos, que vão assegurar a vazão das águas das chuvas e evitar possíveis transtornos. A estudante Darah Cristina Santos mora desde a infância no São Carlos e diz que testemunhou alguns momentos difíceis, mas acredita que com estas medidas as possibilidades de alagamentos diminuirão bastante.

"Realizar a limpeza da rede antes das chuvas diminui as chances de alagamento, principalmente nesta região, que é mais baixa e costuma alagar. Mas, acredito também que, se por um lado a Prefeitura faz a sua parte, nós precisamos fazer a nossa, não jogando lixo perto da rede. Tem que haver uma conscientização coletiva, não adianta um limpar e muitos sujarem", alerta a estudante.

Do outro lado da cidade, no bairro 13 de Julho, outra equipe desenvolve atividades urbanizadoras no sistema de águas pluviais que também deve ter efeitos positivos quando as chuvas chegarem à capital. O autônomo Marcel Lima acredita que os serviços terão resultados satisfatórios. "Realmente é importante este tipo de serviço, porque de certa forma assegura que as chuvas não terão aquele impacto de outros tempos. Acredito que isto funciona contra alagamentos", ressalta Lima.

Com cerca de 600 ruas atendidas a cada mês, a gestão tem feito a sua parte mas, como pontuou a estudante Darah, a população também precisa colaborar. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, concorda com o pensamento da aracajuana e reafirma a necessidade de ações conjuntas. "Que bom que, paralelo ao reconhecimento do trabalho da Emurb, começam a surgir posições que defendem o protagonismo da população na defesa e na colaboração para tornar a cidade mais agradável e com menos problemas urbanos. A parte que cabe à administração vem sendo feita e os serviços têm sido estendidos aos fins de semana", enfatiza Ferrari.