Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação Saudável, celebrado nesta terça-feira, 16, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou de uma ação educativa, em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Estadual, nos mercados centrais de Aracaju. O objetivo da ação foi orientar estudantes acerca importância de ações do combate à fome e ao desperdício de alimentos, além de conscientizar para a necessidade de desenvolvimento de uma alimentação mais saudável.
A coordenadora da Vigilância Sanitária da SMS, Graça Barros, explica que foi convidada pelo Procon para participar da ação que, além de estimular a correta alimentação, tem outro objetivo fundamental. "Estamos aqui para mostrar o papel da vigilância, que é de fiscalizar os órgãos. O mundo está mobilizado para a redução da fome e de uma alimentação mais saudável, que é um problema alarmante, e deve ser enfrentado com rigor. Além disso, mesmo aqueles que têm comida na mesa devem se alimentar com saúde e com segurança", afirma.
Higiene e manuseio
A ação também teve como objetivo despertar os jovens para a importância da conservação e do manuseio correto de alimentos, para que não haja transmissão de doenças, por exemplo, ou mesmo intoxicação alimentar. "Muitas pessoas ainda pegam infecções ocasionadas por alimentos mal lavados. É bom evitar algumas atitudes também, como guardar um produto por muito tempo e não deixar os alimentos cozidos em temperatura ambiente por mais de duas horas. Usar água tratada e não consumir alimentos vencidos são atitudes óbvias, mas muitas pessoas ainda não atentam para isso", explica a gerente de Alimentos da SMS, Laila Garcia.
Outro ponto importante também destacado foi o uso de agrotóxicos, que muitas vezes se acumulam em altos níveis em determinados tipos de alimentos. O diretor do Procon Estadual de Sergipe, Andrews Mathews, que também participou da ação educativa, fez um alerta sobre o assunto. "Devemos ter muito cuidado com este veneno, pois é de alto risco ao consumidor. Neste dia, intensificamos o estímulo do consumo de frutas, verduras, legumes e outros alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo", destaca.
Importância da ação
Os participantes avaliaram de forma positiva a atividade realizada pela SMS e pelo Procon Estadual. Para a professora da Escola Augusto Ferraz, Nalva Souza, as crianças puderam levar para casa ainda mais conhecimento. "Algumas crianças assumem os erros cometidos quanto à escolha dos alimentos. Comem muita porcaria, e não abrem mão de coisas gordurosas. Por isso, essa ação é bem importante, porque mostra aos estudantes a importância de se alimentar bem", diz.
A estudante Maria Luiza Silva afirmou ser cuidadosa com a alimentação e destacou as preferências dela. "Eu tenho consciência de que me alimento muito bem, até demais. Minhas refeições são à base de sucos, frutas. Todas muito bem lavadas. Claro que de vez em quando eu caio na tentação, mas só de vez em quando", reforça.
Origem
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em muitos países no dia 16 de outubro, data em que foi criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945. O objetivo principal é conscientizar a humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.
A cada edição um tema é escolhido e o deste ano é "Fome Zero". A partir disso, diversas atividades artísticas, esportivas e acadêmicas, vão sendo realizadas ao redor do mundo, conscientizando e lutando contra a fome mundial.