Saúde na Escola desenvolve atividades com alunos do Santa Maria

Saúde
17/10/2018 18h10

O Programa Saúde na Escola (PSE) realizou nesta quarta-feira, 17, mais uma ação com a finalidade de contribuir para a formação integral de crianças e jovens. Abordando a promoção e atenção à saúde, com a prevenção de doenças que podem comprometer o aprendizado na rede pública de ensino, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), atuou na Escola Irene Romão de Brito Araújo, localizada no bairro Santa Maria.

Entre as atividades, foram realizadas avaliações antropométricas e de saúde bucal. Além disso, foram promovidas ações relacionadas à alimentação saudável, com o apoio da Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) Elizabete Pita, e dos estudantes de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit).

A dentista da UBS, Daniele Reinheimer, que participou da ação, reforçou que a atividade de hoje foi essencial para a prevenção de doenças e agravos entre os estudantes. “Essa iniciativa auxilia no enfrentamento das vulnerabilidades, que por ventura possam comprometer o pleno desenvolvimento das crianças e jovens", revelou.

A professora do curso de Nutrição da Unit, Sandra Maia, relata que o PSE é um programa desenvolvido de forma intersetorial, que não tem somente o foco de diagnosticar alterações na saúde dos alunos, mas também de educar para prevenir doenças ou futuros problemas. “Uma junção ótima, pois reforça os temas que trabalhamos em sala de aula. Trouxemos os alunos de nutrição para que pudessem ter a vivência da saúde na escola”, relatou.

Conhecimento que a universitária Wanessa Brito levará para sua vida profissional. "Estas ações beneficiam não só a nossa prática como futuros profissionais, mas a vida das crianças atendidas, que estão em fase de crescimento e precisam de auxílio e informações sobre nutrição", reconheceu.

Já o estudante de Nutrição Lucas Avelino, destacou a importância da atividade. “As mudanças de hábito precisam ser orientadas desde cedo com as crianças e nós estamos aqui colocado em prática todo aprendizado da sala de aula”, disse.

A professora da escola, Cláudia Teixeira, reconheceu que é muito importante esta iniciativa do PSE, que busca políticas públicas mais integrativas. "A atenção à saúde dos alunos é primordial, e a nutrição é de grande importância, já que uma criança que não se alimenta bem tem grandes chances de ter sua capacidade diminuída", opinou.