Secretaria da Saúde promove ação de prevenção de agravos para servidores

Saúde
17/10/2018 18h56

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira, 17, uma atividade sobre o cuidado com a saúde no ambiente de trabalho para os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hugo Gurgel. A ação foi realizada pela Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), com objetivo de voltar o olhar para a prevenção de acidentes e promoção da saúde dos servidores.

A fonoaudióloga e referência técnica do Cerest, Liane Santana, disse que um dos temas abordados foi a Perda Auditiva Induzida por ruído ocupacional (PAIR), que é a diminuição gradual da audição em decorrência, principalmente, da exposição contínua a elevados níveis de pressão sonora em ambientes de trabalho.

"Para prevenção da PAIR, as empresas devem adotar o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado para a audição, pois a doença não possui tratamento para cura. Além do tempo de exposição, existem outros fatores que podem influenciar a doença, como a característica do ruído, as condições de trabalho e saúde, a susceptibilidade individual e exposições simultâneas de produtos químicos e vibrações", explicou.

A enfermeira da Unidade, Josefa Reis, avaliou de forma positiva o diálogo. "Foi muito bom participar da atividade, e saber que a vítima de acidente no ambiente de trabalho pode receber atendimento especializado por meio do Cerest", enfatizou. Para a recepcionista da UBS, Vanessa Rodrigues, a ação trouxe ainda mais conhecimento para os servidores.

Serviço

A Reast é dividida em dois polos, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância de Saúde do Trabalhador (Visat). O Cerest é composto por uma equipe multidisciplinar que atende qualquer trabalhador, seja de empresa pública ou privada, e compreende 11 agravos que estão no protocolo do Ministério da Saúde.

Os tipos de agravos notificados pela Visat são acidentes com exposição à material biológico, acidente de trabalho grave, acidente de trabalho ilegal de crianças e adolescentes, acidentes fatais, cânceres, doenças de pele, Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT), Lesão por esforço repetitivo (LER), PAIR, doenças respiratórias causada pela inalação de substâncias químicas, transtornos mentais e intoxicações exógenas.

Para mais informações sobre a Reast, o servidor pode entrar em contato através dos telefones: (79) 3179-2792 ou 3179-2737 ou visitar a sede, localizada no endereço 19ª andar do Prédio Maria Feliciana, no bairro Centro.