Intervenções urbanas: Sema realiza diagnóstico em bairros da zona Sul da capital

Meio Ambiente
18/10/2018 15h45

Transformar pontos de descarte irregular de resíduos espalhados pela cidade em áreas de convivência vem sendo um dos principais objetivos da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O órgão ambiental vem realizando visitas a bairros onde ocorrerão essas ações com o intuito de levantar um diagnóstico das necessidades de cada comunidade para realizar intervenções urbanas nos locais viciados de descarte indevido de lixo. Assim foi na manhã desta quinta-feira, 18, quando equipes da Educação Ambiental (EA) e de Arborização visitaram os bairros Coroa do Meio e Santa Maria, conjunto Padre Pedro, na zona Sul da capital. 

De acordo com a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, a ação está inclusa no programa ‘Educação Ambiental nos bairros’, que tem a proposta de aplicar ações que contem com o engajamento das comunidades, objetivando uma melhoria significativa na vida dessas pessoas. “Realizamos diversas ações de educação ambiental e uma delas é a intervenção urbana, a transformação de pontos viciados de descarte incorreto de lixo em locais melhores para o convívio coletivo. Nesses bairros, estamos com o projeto de realizar a intervenção arbórea e de mobiliário, que consiste na implantação de móveis e parques feitos com materiais recicláveis, a exemplo do pneu velho, que pode ser reutilizado para a produção de mesa, puffs, carretel e outros materiais de uso do homem, além de promover a ação de sensibilização quanto à conservação ambiental nos departamentos públicos existentes na comunidade”, disse a coordenadora.

A intervenção arbórea foi solicitada pelas próprias comunidades. Para isso, a equipe de Arborização da Sema também esteve presente nos bairros a fim de analisar a possibilidade de realizar o plantio nas áreas. “Nós fomos a campo nos bairros para verificar se é possível plantar no local, até porque suspendemos o plantio nas avenidas durante os últimos meses do ano, devido ao período seco, intensificando o monitoramento das mudas já plantadas. Só estamos realizando o plantio para intervenções a pedido da população, mas com o compromisso assumido por ela em regar diariamente as mudas, para que possam crescer de forma saudável”, relatou a analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo.

Ainda de acordo com a analista o plantio nas avenidas retornará a partir do mês de abril de 2019, quando inicia o período de chuva, como garantia à sobrevivência dessas plantas.  “Durante o diagnóstico explicamos para as pessoas a extrema necessidade do cuidado diário das mudas, devido às altas temperaturas do tempo seco. Tanto na Cora do Meio, como no Santa Maria, pretendemos plantar espécies frutíferas, como a pitangueira, jenipapeiro araçazeiro e o cajueiro, pois essas espécies são ideais para serem plantadas em praças e parques, porque, além de gerar frutos para consumo da população, dão uma boa sombra e o cuidado da comunidade é mais participativo”, explicou Taciana Azevedo. 

Envolvimento

Para a realização das intervenções, a Sema contará com parcerias de outros órgãos municipais envolvidos em ações intersetoriais, a exemplo da Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Conselho local de Saúde e dos líderes de bairros, que contribuirão com o diálogo e engajamento das comunidades.

Para a agente comunitária de saúde e moradora do bairro Santa Maria, Maria Eliete Santos, a intenção é auxiliar para que a comunidade possa ter uma melhor qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. “A nossa comunidade está precisando de mais espaços para o lazer. E os moradores já vêm participando de ações, tentando acabar com essas as áreas de acúmulo de lixo, mas precisávamos de uma ação maior, de uma verdadeira educação ambiental. Então, trazer espaços como esses só vai proporcionar melhorias para o nosso próprio bem-estar; e quando há essa união e contato direto com a população a gente começa a se sentir usuário, já nos envolvemos e passamos a assumir a responsabilidade de cuidar desse espaço, das árvores, como se fossem um bem nosso que ajudamos a construir”, expressou a agente de saúde da SMS. 

Para Raphaella Ribeiro, realizar intervenções é um trabalho que envolve a população de forma mais participativa, principalmente em bairros de relevância ambiental, sendo ela, a principal parceira do órgão ambiental. “A Coroa do Meio, por exemplo, é um bairro rodeado por manguezal e que, consequentemente, aqui tem muito pescador, marisqueira que usufrui desse meio natural para sobreviver, então iremos trabalhar enfatizando a conservação dos manguezais. E o Santa Maria, por ser um bairro com déficit arbóreo, levaremos a arborização e a importância de cuidar das árvores, além de diversas temáticas voltadas para a educação ambiental, em principal, a questão do descarte regular de resíduos em ambos os bairros”, finalizou a coordenadora de Educação Ambiental da Sema.