Trabalho constante de limpeza de canais evita transtornos em dias chuvosos

Serviços Urbanos
22/10/2018 16h07

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem trabalhando de forma preventiva na limpeza e manutenção dos canais espalhados pela capital sergipana. A ação, tem  o objetivo de facilitar a passagem das águas e melhorar a vazão, reduzindo assim, os riscos de situações de alagamentos nas vias que margeiam os canais, em caso de incidência de chuvas.

O serviço de limpeza, executado por equipes da Diretoria de Operações (Dirop), acontece de maneira intensa durante todo o ano, seja pelos métodos mecanizado, manual e de barragem móvel. Nesta segunda-feira, 22, os canais dos bairros Bugio, São José e Grageru receberam a ação pelo método manual, com a capinação do entorno e a coleta de resíduos.

Na avenida Santa Gleide, no bairro Olaria, os agentes se empenharam para retirar a grande quantidade de materiais descartados irregularmente pela população dentro do canal. Para o borracheiro, Claudiano Bezerra, que acompanhou o trabalho da equipe, os cidadãos devem cooperar mais com a administração municipal. "Falta consciência dos moradores. Ao invés de esperarem a coleta, que passa três vezes por semana, preferem jogar o lixo dentro do canal".

No bairro 17 de Março, outra equipe atuou na limpeza mecanizada, com o auxílio de uma escavadeira hidráulica. Os canais do Jardim Bahia, na Soledade, e o canal da rua H, no bairro Cidade Nova, também receberam a atenção da empresa municipal. 

Já na avenida Filadelfo Dória, no bairro Industrial, os agentes seguem a todo vapor com a limpeza pelo método de barragem móvel, onde uma lona é utilizada para fazer uma barragem em parte do canal e, assim, possibilitar a limpeza na parte que fica seca.