Outubro Rosa: Saúde promove ação educativa na UBS Cândida Alves

Saúde
23/10/2018 14h22

Durante todo este mês de outubro, estão em prática uma série de ações que alertam para os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama. Em sintonia com o movimento Outubro Rosa, que busca mundialmente a conscientização e o combate a doença, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem intensificado a realização de palestras sobre o tema em Aracaju.

Nesta terça-feira, 23, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândida Alves, localizada no bairro Santo Antônio, recebeu uma ação educativa alusiva ao tema. Além da palestra e diálogo acerca da importância da prevenção e do tratamento do câncer, o evento também contou com o projeto musical Sons do SUS.

A enfermeira e área técnica do Programa Saúde da Mulher, Clarissa Sampaio, participou da ação e destacou a realização frequente de exames, como o do toque e a mamografia, como necessária para identificação do câncer de mama.

“O autoexame, que pode ser facilmente realizado, ainda é uma das formas mais eficazes no combate à doença. É por isso que a SMS, por meio da orientação, tem buscado a redução do número de mulheres acometidas pela enfermidade”, explicou.

Na UBS Cândida Alves, os serviços voltados à prevenção do câncer de mama já são ofertados regularmente à população, de acordo com a gerente da UBS, Klyvia Rafaella dos Santos. “Aqui, a paciente realiza o exame do toque, aprende a fazer o autoexame, e caso a doença seja detectada, oferecemos a assistência inicial através de nossa equipe. Olhe, sinta e perceba o que é normal para suas mamas. Em caso de alterações procure a unidade mais próxima da sua casa”, alertou.

Avaliação positiva

A usuária da UBS, Shirley dos Santos, considerou a ação realizada bastante proveitosa. “Amei sentir e ouvir o Sons do SUS. A programação da ação foi super diversificada, o encontro foi construído, incluindo também ações como momentos de descontração e lazer, mensagens para a melhora do ânimo e da auto estima, além de conversas e palestras”, enfatizou.

A dona de casa e também usuária da unidade de saúde, Edinace da Silva, também elogiou o evento. "Apesar das questões do câncer de mama já serem bem conhecidas, essas palestras permanecem importantes porque sempre trazem informações novas para muitas de nós. Gostei muito de participar desta atividade porque conheci histórias de pessoas que tiveram e superaram problemas", complementou.