Equipes da Emsurb fazem controle de formigueiros em áreas verdes da capital

Serviços Urbanos
24/10/2018 16h08


As formigas são insetos que, quando aglomerados em extensas colônias, podem prejudicar as plantas, a conservação do patrimônio público e a saúde da população. Por isso, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), através da Diretoria de Operações (Dirop), possui equipes preparadas para combater a proliferação dos formigueiros espalhados na capital.

Diariamente, as equipes da Gerência de Áreas Verdes realizam a manutenção de espaços públicos e praças, e quando se deparam com formigueiros o controle é feito de imediato com o uso de formicida para evitar a multiplicação dos insetos.
 
Segundo a coordenadora de Paisagismo da Emsurb, Kamila Santana, o produto químico age em até três dias e, após esse prazo, é feito o desmanche do formigueiro com o nivelamento do solo.

“O formicida que utilizamos é uma isca granulada que é de baixo índice de toxicidade e agride menos o solo. As formigas ao se alimentar dele acabam morrendo. Por conta do período chuvoso, onde a aplicação dos produtos tem pouca eficiência, houve uma diminuída nesse serviço, mas os trabalhos já foram retomados para garantir maior limpeza e comodidade à população aracajuana”, explicou.