A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) conta agora com mais um instrumento para garantir a segurança no Parque da Sementeira. São dois quadriciclos que realizam o patrulhamento do local para inibir qualquer tentativa de violência e proporcionar uma maior segurança aos visitantes.
Com uma aerodinâmica rígida, resistente e adequada a transitar em áreas de difícil acesso, os quadriciclos fazem a ronda apenas no Parque da Sementeira por não serem feitos para transitar no asfalto. "Os quadriciclos superaram nossas expectativas, pois possuem um farol potente e a luminosidade intermitente que possibilitou visualizar pontos antes não vistos", revelou o subinspetor da Guarda Municipal de Aracaju, Fernando Mendonça.
Desde setembro, os veículos estão dando suporte às bicicletas, que não podem chegar a determinados pontos do parque e não possuem um sistema de iluminação adequado para ser utilizado durante a ronda noturna. É essa luminosidade que proporciona maior eficiência no patrulhamento durante a noite e permite o acesso a pontos escuros do parque. Como a iluminação indica a presença de guardiões nos locais, diminui possibilidade de perigo para os visitantes.
"Toda a equipe do ciclopatrulhamento, com cerca de 20 guardiões, foi treinada e capacitada para que, em um momento oportuno, venha a conduzir os quadriciclos", explica o subinspetor Mendonça.
O coordenador do ciclopatrulhamento, GM Chystophen Prado, um dos que pilotam os quadriciclos, conta que o patrulhamento começa a ser feito pela tarde a partir das 17h da sexta-feira em todo o parque, durante o final de semana, e em dias de grande movimentação no parque em razão de algum evento.
Mais segurança
A chegada dos quadriciclos proporciona um patrulhamento completo e eficiente no Parque da Sementeira e garante uma proteção contínua aos visitantes do local. "Foi uma aquisição boa para a guarda, boa para o cidadão que frequenta o parque, porque agora vamos conseguir proporcionar uma segurança de melhor qualidade", garante o GM Prado.
A melhoria já está sendo sentida pela população. A microempresária Valdinete Ferreira, moradora no Centro de Aracaju, visita o Parque da Sementeira com frequência e diz que já se sente mais segura com a presença dos quadriciclos. "A segurança melhora porque o parque é grande e é bom para a gente ficar à vontade para andar por aqui, trazer a bicicleta, deixar do lado, sem precisar prender, sem precisar ficar toda hora olhando", contou.
Quem mora fora da cidade, também nota o benefício dos quadriciclos para a segurança. "Para mim é muito interessante, porque é um lugar tranquilo para andar com as crianças. Se São Paulo tivesse um lugar assim, seria bom. Vocês aqui estão de parabéns", elogia a dona de casa Ana Angélica Andrade, que é natural de Aracaju, mas reside em São Paulo há 37 anos.