Atividades lúdicas e debates marcam palestra com servidoras da Emurb

Obras e Urbanização
25/10/2018 17h35

Conciliar a campanha do Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar o público sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, com as comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo domingo, 28, este foi eixo central de mais uma atividade promovida pela Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracaju (Seplog), e direcionadas à servidoras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). O encontro marcado por debates, empoderamento feminino, relato de experiências de vida, além de atividades lúdicas e palestras com profissionais de psicologia, marcou a manhã desta quinta-feira, 25, das servidoras lotadas na unidade sede da empresa municipal.

A partir do tema gerador "Um novo olhar para a maturidade da mulher no contexto do trabalho", a psicóloga Fernanda Carvalho possibilitou uma dinâmica de aprendizagem e sempre estimulando o feedback entre a proposta de levantar a problemática e abrir para os relatos das participantes. "Procuramos estabelecer uma relação de horizontalidade e muita sinceridade entre o que se fala e com quem se fala. A partir disso, passamos a desenvolver assuntos do cotidiano de cada mulher como o ritmo de vida, questão da ansiedade, forma como a mulher encara essa vida e os caminhos que definem entre o progresso pessoal e profissional e a zona cinza da depressão, do sofrimento e da baixo autoestima", explicou a profissional que ocupa a coordenação psicossocial da Esgap.

Umas das mais jovens presente ao encontro, Mariana Menezes, definiu como bastante proveitoso e muito pertinente o tema debatido. "Uma oficina muito importante que faz com que as mulheres revejam seus conceitos, sua vida e a importância dela na sociedade. Além disso, estes momentos nos fazem aproximar de colegas que a rotina não permite ter tanta proximidade. Espero que tenha continuidade estas atividades", afirmou Mariana.

A coordenadora da Assistencial Social da Emurb, Marta Figueiredo, reconhece a importância de vivências e debates com o público feminino da empresa. "Esta parceira entre a Emurb e a Escola de Governo é salutar para os servidores porque levamos debates, esclarecimentos e momentos de interatividade. Este já é o terceiro só nas últimas semanas e espero que tenhamos mais eventos como esses", destacou a assistente social.