UBS Carlos Hardman faz atividades na Emef Dep. Jaime Araújo na Soledade

Saúde
25/10/2018 21h15

Na tarde desta quinta-feira, 25, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Hardman Côrtes, no bairro Soledade, realizaram uma oficina de sexualidade promovida Côrtes para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jaime Araújo.

A ação faz parte do projeto Protagonismo Juvenil, do Programa Saúde na Escola (PSE). O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed).


Os profissionais da UBS Carlos Hardman foram convidados para participar do projeto Protagonismo Juvenil com o intuito de passar as informações para um grupo de alunos selecionados a fim de que eles mesmos, com a própria linguagem, repassem para os outros colegas.

“A importância disso é que, quando o colega da mesma idade aconselha sobre determinado tema, com a própria linguagem, tudo fica mais claro, mais fácil de assimilar e de aceitar. O resultado é bem melhor do que um adulto falando”, explicou a enfermeira Eunice Coelho, que foi acompanhada por outros enfermeiros, uma médica e agentes comunitários de saúde.

A escola escolheu uma turma em que os alunos possuíam características de liderança. “Então, estamos capacitando estes adolescentes para que eles passem todas as informações para os outros colegas da mesma idade. Hoje o tema é sexualidade e, no dia 13 de novembro, será sobre corrupção”, informou a enfermeira.

Para a estudante do 8º B, Juliana Silva Rocha, é uma atividade interessante esta de integrar os profissionais da unidade que ela frequenta com a escola que ela estuda. “Temos muitas dúvidas sobre este tema. E é muito bom que o pessoal da Saúde venha conversar com os jovens porque todos já ficam espertos, pois, às vezes, um adolescente pega uma infecção ou até mesmo uma gravidez porque não teve informação”, frisou a adolescente.

Saúde Bucal

Através da parceria com o PSE, na mesma escola aconteceu também outra atividade: a Educação em Saúde Bucal, com a odontóloga da UBS Carlos Hardman, Graziane Ribeiro, e a auxiliar de saúde bucal, Andréa de Jesus. “Demos uma palestra educativa sobre a saúde da boca e fizemos escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor nos alunos”, destacou.
A aluna Adriana Dias do 7º B, 14, participou da escovação e gostou muito da iniciativa. “Com a palestra aprendi que posso ainda ir me vacinar contra o HPV, e com a escovação aprendi a escovar os meus dentes da forma correta. São muito boas as participações do PSE na nossa escola”, opinou.

PSE

A técnica responsável pelo PSE na SMS, Aline Guimarães, informou que uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi pela manhã fazer uma ação de combate ao Aedes aegypti. “O programa trabalha com 12 temas que precisam ser desenvolvidos para a construção de processos de educação e saúde integral, assim como qualificar a gestão intersetorial. O PSE trabalha com 71 escolas públicas vinculadas a 42 unidades de saúde”, esclareceu.