Ação da Prefeitura de Aracaju busca despertar na criança o cuidado com a natureza

Agência Aracaju de Notícias
25/10/2018 18h33

A alegria por contribuir com o meio ambiente era vista no rostinho das crianças. Atentas, elas ouviam os ensinamentos dos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e se envolveram na ação educativa.  A garotada ajudou a plantar 17 mudas de espécies frutíferas e  não frutíferas, como ipês. A ação foi realizada em dois pontos da avenida Desembargador Antônio Góis, no bairro Coroa do Meio. A iniciativa integrou alunos da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek e também a garotada assistida pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamin Alves de Carvalho, localizados na região.

As crianças também participaram de uma exposição sobre abelhas nativas e tiveram uma visita guiada ao local. Sem dúvida, a tarde desta quinta-feira, 25, promovida pela Prefeitura de Aracaju, foi produtiva para elas. “Tivemos a ideia de promover essa interação com o bairro para evitar que esses locais virem pontos de descarte irregular de resíduo. Através dessa garotada podemos transformar a sociedade e desenvolver mais ações que possam ajudar a preservar a natureza”, afirmou a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro. 
 
Para a professora da Emef Juscelino Kubitschek, Luciana Lima de Melo, a iniciativa contribuiu mais ainda para o aprendizado dos alunos. “Eles puderam ver na prática o que já foi dito em sala de aula. Nós abordamos na escola ações que colaboram com o meio ambiente e os cuidados que eles precisam ter, pois a maioria mora na própria redondeza. Foi uma tarde bem produtiva. Acredito que eles vão valorizar ainda mais essa região”, contou. 

A estudante da Emef Juscelino Kubitschek, Ludimylla Rafaelle Ramos de Jesus, parecia encantada com o plantio de mudas. “Uma vez eu plantei uma muda em uma vasilha média e dei de presente. A professora falou que cada pessoa precisa fazer a sua parte. Eu gostei bastante, por isso também achei legal plantar aqui nesse lugar. Isso é muito importante para a sociedade. Agora, quando eu passar nessa avenida, vou lembrar desse dia”, destacou. 
 
Anne Grazielly de Araújo, 10 anos de idade, fez questão de ajudar a plantar a muda de jenipapo.  Foi a primeira vez que ela participou de uma iniciativa como essa. “Foi bem legal e a gente aprendeu muita coisa. O rapaz explicou que antes de plantar, tem que tirar o saco plástico para a raiz respirar melhor. Ele disse também que precisa irrigar de vez em quando para a muda não morrer. Depois que planta, tem que colocar também uma fita e um pedaço de madeira para segurar a planta e para ela não crescer torta”, explicou sorrindo.