SMS participa do I Fórum de Atenção à Saúde da Mulher do Coren/SE

Saúde
26/10/2018 16h49

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou, nesta sexta-feira, 26, do I Fórum de Atenção à Saúde da Mulher, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE). O evento, alusivo ao Outubro Rosa, foi realizado no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e teve como objetivo informar e debater assuntos que se configuram ao cuidado à saúde da mulher. Com o tema ‘Seja flor o ano inteiro’, o fórum contou com a participação de profissionais e estudantes de enfermagem do estado.

A SMS foi representada pelo secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, que participou da mesa de abertura ao lado do presidente do Coren/SE, Diego Rafael; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na área de Saúde de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto; da representante da Secretaria do Estado da Saúde, Rita Bittencourt; da representante do Conselho Federal em Enfermagem, Irene do Carmo Alves; e da diretora do departamento de Cursos e Aprimoramentos do Coren/SE, Elline Alves.

Importância

Para o secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha, o momento é excelente para partilhar conhecimentos e experiências, além de estabelecer parcerias e políticas de enfrentamento com mais otimismo e assertividade nos desafios apresentados nos tempos atuais. “Ampliando o conhecimento da categoria, consequentemente, estamos fortalecendo e empoderando os profissionais para lidar com situações importantes como a violência doméstica, o feminicídio, câncer de colo e mama, infelizmente, tão recorrentes nas mulheres”, enfatizou.

Carlos Noronha reforça que hoje o conhecimento é transmitido de forma compreensiva, dando a cada participante a possibilidade de adquirir mais informações sobre as práticas avançadas em todos os campos da Saúde.

Câmara Técnica

"Buscamos assegurar a elevada qualidade da assistência, sempre centrado nas boas práticas e nos impactos sociais dessas atuações durante implementação de melhorias na saúde pública", ressaltou o adjunto.

Para a presidente do Corem/SE, Diego Rafael, o Fórum veio como marco para a implementação da Câmara Técnica de Saúde da Mulher desta Regional. “Esse evento possui o intuito de promover melhorias na assistência à mulher, como também, valorizar os profissionais de enfermagem através de ações educativas e de apoio à fiscalização de instituições e serviços de saúde”, explicou.

Na ocasião, aconteceu também uma mesa redonda com a participação das delegadas Renata Aboim, Luciana Pereira, e da psicóloga Mariza Lima que abordaram o enfrentamento, concepções e politização acerca da violência contra a mulher.

Os inscritos no fórum tiveram que doar kit de higiene pessoal para participar do evento. Todo o material arrecadado será doado à Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer.