Crianças da rede municipal aprendem a fazer a escovação correta dos dentes

Agência Aracaju de Notícias
26/10/2018 17h28

Aprender desde cedo sobre a saúde bucal. Foi esse o objetivo da ação educativa que ocorreu nesta sexta-feira, 26, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Otília de Araújo, localizada no bairro 18 do Forte. A instituição mantida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), atende a 100 crianças, distribuídas em dois turnos. Elas têm entre cinco e seis anos de idade e puderam aprender a forma correta de escovar os dentes. 
 
A iniciativa foi das estagiárias do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes, Rigoberta Santos e Maria Rose Santos Andrade. A ideia não surgiu por acaso. “Nós fizemos um estágio de Educação Infantil aqui na escola e notamos alguns probleminhas nos dentes das crianças. A partir daí, decidimos realizar esse plano de ação”, contou a estudante Maria Rose. 
 
Todas as crianças receberam uma escova de dente e creme de dental. O pequeno Gutembergue Santos, cinco anos, aprendeu os ensinamentos. “A tia disse para escovar bem os dentes para que eles não fiquem amarelos. Falou também que precisa passar o fio dental todos os dias, pois a escova não alcança direito os dentes de trás”, contou. 
 
Para a diretora da Emei, Silvânia Nogueira dos Santos, a iniciativa é importante para estimular a garotada a fazer a escovação correta depois das refeições. “Apesar de a escola fornecer lanche, as crianças trazem de casa. Então, a gente aproveita essa alimentação para mostrar a necessidade de manter a higiene bucal. Eles ficaram bem empolgados com a visita das meninas. Além disso, a gente notou que alguns dos alunos perderam o medo do dentista”, afirmou.
 
Ainda de acordo com a diretora, os ensinamentos não ficam somente em sala de aula. “Durante as reuniões que ocorrem a cada dois meses aqui na escola, a gente passa as informações para os pais. Eles são orientados a ajudar os filhos a fazer escovação correta em casa. É importante que ocorra essa integração da escola com a família”, colocou.