Limpeza dos mercados centrais e praias impressiona turistas em Aracaju

Serviços Urbanos
27/10/2018 13h52
Início > Noticias > 78689


A primeira impressão é a que fica. Este é um ditado popular que vale quando o assunto se refere a cidade de Aracaju. A limpeza e a organização da capital sergipana, realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), são as responsáveis por essa boa imagem. Para isso, diariamente, a empresa coloca um verdadeiro exército de agentes, distribuído em 54 equipes espalhadas pelas ruas e avenidas para deixar tudo em ordem.

Os mercados municipais, Thales Ferraz, Antônio Franco e Maria Virgínia Franco, localizados na região central da cidade, são roteiros obrigatórios dos turistas que visitam a terra dos cajus. Os locais, gerenciados pela Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento, são verdadeiros redutos para aqueles que procuram por produtos regionais, como comidas e bebidas, e o tradicional artesanato sergipano.

Para manter a limpeza das áreas internas dos três mercados, que produz 4,18 toneladas de lixo por dia, a Emsurb disponibiliza 46 agentes que executam os trabalhos de varrição, coleta de resíduos e higiene dos banheiros. Além das ações diárias, para garantir  uma higienização mais intensa, a Emsurb realiza uma vez por mês um mutirão com variadas frentes de serviços em todos os setores do Maria Virgínia.

"Promover a qualidade nos serviços prestados e o bem-estar à população e aos turistas é um dos compromissos da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que vem dando atenção especial a região dos mercados, um dos principais pontos turísticos de nossa cidade", destacou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.

"Faz dois dias que estamos na cidade e tudo que vimos até agora nos encantou, inclusive a limpeza e organização. Circulamos por algumas avenidas e percebemos que o cuidado e atenção das equipes não se resume somente  aos pontos turísticos. Não tenho dúvida que voltaremos outras vezes", destacou o paulista Clodoaldo Prates, enquanto admirava algumas peças artesanais com sua esposa Adriana, no mercado Thales Ferraz.

"Eu sempre ouvi falar muito bem de Aracaju, mas, chegando aqui ,fiquei admirada, principalmente com a beleza do litoral e da região dos mercados. Durante as minhas compras, utilizei um dos banheiros e tudo estava limpo",  disse a paulistana Izildinha Aparecida da Silva, que visita pela primeira vez a capital.

O grupo de amigos do interior paulista, formado por Rui, Nina, Edna e Kana ficaram encantados ao se deparar com a organização do mercado Antônio Franco. "Vocês estão de parabéns. Aracaju  nos foi recomendada por ser uma cidade organizada e tranquila. Todos os lugares que visitamos na cidade, inclusive os mercados nos surpreendeu pelas condições de limpeza", disse entusiasmada Kana Shibata.

Além das águas mornas e tranquilas, a limpeza das praias também é alvo constante de elogios por parte dos turistas. Para isso, duas equipes de limpeza manual trabalham empenhadas, na extensa faixa de areia da Orlinha da Coroa do Meio até as imediações dos últimos bares da rodovia José Sarney, para não deixar passar nenhum tipo de resíduo. Mensalmente, essas equipes coletam 13,5 toneladas de materiais. Copos descartáveis, garrafas plásticas e papéis são exemplos do que é recolhido pelos agentes.

Para dar mais agilidade e garantir a eficiência no serviço de coleta de lixo nas praias, a empresa municipal utiliza também a máquina saneadora. O equipamento, que é operacionalizado de segunda a sábado, numa área determinada, saindo do farol (proximidades da Coroa do Meio) até a praia da Cinelândia, é um instrumento que funciona como uma espécie de peneira acoplada a um trator, que recolhe pequenos resíduos a uma profundidade de até 20 cm, e armazena em um compartimento com capacidade para até 750 litros.

"O lixo da Orla de Atalaia é coletado diariamente e quando há uma demanda maior por conta de alguma festividade ou feriado, aumentamos o número de caminhões coletores e de equipes de agentes de limpeza. A partir do final de outubro, que é o período que a rede hoteleira recebe mais turistas, intensificamos os serviços de limpeza na região das praias da capital", enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Eládio Romão dos Santos, aproveitou as férias da filha para visitar pela terceira vez a capital. Para ele, a limpeza continua sendo um dos destaques da cidade, além das belezas naturais. “Sempre que visito Aracaju me surpreendo com a limpeza e organização, principalmente das praias que são calmas, e por isso é um dos locais que mais costumo frequentar com minha família”, comentou o aposentado.

Para  Marlene Barbosa, a visita às praias e ao Mercado Central é passeio obrigatório todas as vezes que ela vem à Aracaju. Moradora da cidade de Campina Grande, na Paraíba, ela não perde a oportunidade de visitar a Orla para comer o tradicional caranguejo. "Essa é a terceira vez que venho aqui para visitar meus parentes e não deixo de tomar um banho de mar e me deliciar com o caranguejo. As praias daqui são muito tranquilas e limpas. Sem contar nas belezas do artesanato que sempre compro nos mercados”, afirmou.