Saúde promove atividade do Outubro Rosa para comunidade do Bugio

Saúde
29/10/2018 20h47

Dando continuidade ao Outubro Rosa, mês de atenção voltada à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lauro Dantas, promoveu na manhã desta segunda-feira, 29, uma ação educativa para os usuários e trabalhadores do bairro Bugio.

A palestra foi ministrada pela enfermeira e professora da Faculdade Estácio de Sá, Fernanda Raquel, que abordou a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. “O foco principal foi conscientizar as pessoas na prevenção destas doenças. Ensinamos o método para o autoexame na mama, que é necessário ser feito uma vez ao mês, de cinco a dez dias após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, deve-se fazer uma vez ao mês, em uma data fixa”, enfatizou.

Durante a ação, a estudante de enfermagem, Jayslaine Guedes, ressaltou a importância da palestra e do conhecimento nos cuidados a serem tomados para a prevenção. “Juntos com todos os profissionais, pudemos alertar sobre os perigos do câncer de mama, além de incentivar os usuários na busca da saúde, fazendo as consultas e os exames preventivos”, afirmou.

A usuária Alexandra de Santana aproveitou o dia de ações para aprender mais como pode se cuidar. “As mulheres assumem o papel de cuidar da família, da casa e do trabalho, mas também têm de se cuidar e aproveitar todos os serviços que são disponibilizados para cuidar de sua saúde”, relatou.

Outra usuária que participou da atividade foi à dona de casa, Ilda Tavares, que disse que assim que soube que teria a atividade decidiu participar. “Não podia faltar. É muito importante a gente aprender cada vez mais sobre nossa saúde e como cuidar dela, ainda mais em um assunto tão importante que é o câncer de mama”, reconheceu.

Importância da prevenção

O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.

De acordo com a gerente da Unidade, Winne Nécia Santos, ao notar qualquer coisa diferente, seja um nódulo na mama ou axila, irritação na pele ou com outra textura, dor na mama, inchaço, ou alguma secreção, procurem uma UBS. “O passo seguinte será fazer uma ultrassonografia e, para as mulheres acima dos 40 anos, uma mamografia. O profissional vai examinar para saber qual a necessidade de cada uma”, explicou.