Parceria proporcionará atendimento odontológico para alunos do 17 de Março

Educação
29/10/2018 15h36

Os estudantes das duas escolas municipais presentes no bairro 17 de Março serão beneficiados com avaliação odontológica gratuita. Trata-se de uma parceria da Prefeitura de Aracaju, através das secretarias municipais da Educação (Semed) e da Saúde (SMS), com a Universidade Tiradentes (Unit). O projeto atenderá cerca de 700 alunos matriculados na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) doutor José Calumby Filho e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus. A reunião entre representantes do projeto e da Educação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, na sede da Semed.

Primeiramente, os estudantes passarão pela avaliação na própria escola, para verificar a necessidade do tratamento dentário. “Nossa proposta inicial é levantar as necessidades dessa população escolar e, depois, iniciar o tratamento, que são em três tipos: o inicial é bem conservador, pode ser feito sem equipamento odontológico elétrico, apenas com instrumentais e com material restaurador. O segundo, já é menos conservador e utilizamos um equipamento odontológico portátil e na própria escola. E para aqueles que o consultório móvel não conseguir resolver, encaminharemos para o tratamento no SUS ou na própria Unit. Tudo com o consentimento dos pais”, explica a professora e orientadora do projeto, Guadalupe Sales Ferreira.

Mesmo com a possibilidade de encaminhamento para consultórios odontológicos, a professora acredita que poucos estudantes precisarão de tratamentos mais invasivos. “A ciência já comprova que a maior parte da população escolar necessita desse tratamento menos invasivo, que é o que vamos fazer. Então, acreditamos que uma parcela menor que 10% que necessitará de um encaminhamento. O projeto se dará quase como um todo em ambiente escolar”, afirma.

Ainda nas escolas serão realizadas ações de educação, com ênfase em alimentação e hábitos saudáveis e de orientação de higiene bucal. “Grande parte da população de escolares ou não tem a doença bucal, que pode ser cárie, gengivite, entre outros; ou, quando tem, já está na forma mais agressiva e ela não tem acesso a meios para corrigir. Por isso, queremos chegar nos alunos que ainda não tem para promover uma prevenção e, nos que já tem a forma mais agressiva, conseguir o acesso para tratar”, completa Guadalupe.

Pela Semed, o projeto será acompanhado pela Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), setor do Departamento de Educação Básica (DEB). A coordenadora do setor, Maíra Ielena Nascimento, explica que a saúde bucal é um dos 12 eixos do Programa Saúde na Escola (PSE). “Essas crianças terão atendimento pleno, inclusive, com intervenções, se precisarem. Trabalhar em parceria é um dos princípios da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e nós da Coped, como um setor que cuida da diversidade e dos Direitos Humanos, acreditamos que as parcerias potencializam muito cada ação no que diz respeito ao atendimento pleno da população. Ainda mais as crianças, que são o grupo mais vulnerável quando ficam sem o pleno atendimento médico”, pontua.

Para a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, a parceria trará muitos benefícios para os estudantes. “Serão beneficiados, primeiro, pela avaliação, pois saberemos exatamente como está a saúde bucal deles; e, segundo, pelos tratamentos e encaminhamentos que serão feitos. Assim como o projeto Visão Sergipana, parceria com a Sociedade Sergipana de Oftalmologia, essa parceria com a Unit vem fortalecer nosso objetivo de levar qualidade de vida para nossa população escolar”, afirma. O projeto faz parte do Programa de Bolsa de Extensão (Probex) da Unit e a previsão é que todas as consultas, tratamentos e encaminhamentos sejam realizados até junho de 2019.