A construção da linha de cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária é uma das diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Dando continuidade às ações realizadas neste sentido, a SMS reuniu nesta terça-feira, 30, representantes das unidades referenciadas na Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
O encontro é realizado uma vez por mês, onde é discutido e elaborado o documento que detalha a linha de cuidado em Saúde Mental. “Depois de construído, o documento é submetido aos conselhos de classe e ao sindicato para nortear a prática, dando ciência aos profissionais de como ficou consolidado, e de como esta linha entrará com o sistema de prontuário eletrônico", explica o psicólogo Wagner Mendonça, referência técnica em Saúde Mental da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS.
Através destas reuniões, as informações do processo de trabalho vão sendo atualizadas. Além disso, eles também discutem sobre o fluxo e convidam os representantes da Assistência Social, para tomar conhecimento sobre as ofertas e serviços, bem como buscam integrar o trabalho da saúde aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Lara Cintia do Nascimento, o intuito de sua participação foi falar para os profissionais sobre os serviços e os programas que a política de Assistência Social oferta para Aracaju, seja na proteção básica ou na proteção especial. “A partir destas reuniões estreitamos os laços que já vem sendo construído com a saúde, e assim potencializamos no nosso território, a oferta de serviços para os usuários de saúde mental”, falou.
A psicóloga da UBS Dona Jovem, Ana do Carmelo, avaliou a reunião como imprescindível e fundamental. "Nestes encontros trocamos experiências e discutimos variados temas. Juntos, somos capacitados, tendo esta mediação da gestão, passando todo conhecimento e soluções imediatas", destacou.