O Projeto Vida no Trânsito (PVT) - ação conjunta de vários órgãos municipais e estaduais -, vem promovendo atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju, com o objetivo de orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital sobre como evitar acidentes.
A partir disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), está apresentando nas salas de espera das UBS o projeto 'Um Minuto para o Trânsito'. Nesta terça-feira, 30, a atividade ocorreu na UBS Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral.
O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT de Aracaju, e pelos responsáveis pelo PVT na SMS, foi criado para visitar todas as UBS da capital e já está na reta final. “Desde o começo do ano estamos visitando as unidades, e agora em novembro deveremos finalizar essa ação, que teve como propósito levar em pouco tempo a mensagem de educação no trânsito”, enfatizou o agente de trânsito da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, Diego Soares.
Para o agente de trânsito as pessoas que buscam as unidades querem o melhor para a sua saúde, por isso a importância de aliar a visita às informações sobre trânsito e acidentes. “E será que no trânsito, seja como motorista ou pedestre, a preocupação é manter-se saudável, ficar bem? Então não adianta tomar todos os remédios que o médico prescreve na unidade de saúde e chegar lá fora atravessar fora da faixa de pedestres, não respeitar as regras de trânsito, porque a pessoa pode morrer de qualquer jeito. Queremos que eles continuem com essa preocupação de preservar a vida também na rua”, esclareceu.
Importância
O PVT é um projeto bem articulado com várias instituições e a SMS oferta a oportunidade de um falar do seu próprio projeto. “Nós temos uma parceria muito forte com a SMTT e este projeto 'Um Minuto para o Trânsito' vem trazer a cada comunidade, a cada pessoa da unidade como funcionário e usuário, a importância do trânsito, o quanto ele mata, o quanto ele deixa as pessoas debilitadas, é preciso que as pessoas se preocupem com o seu próprio comportamento no trânsito e com o dos outros também para reduzir o número de acidentes”, explicou a técnica do PVT na SMS, Cláudia Costa.
As usuárias da UBS, Elisângela Santos Souza e Érica Souza Moraes, que aguardavam atendimento na sala de espera, acharam a atitude muito válida. “É muito bom que falem sobre como evitar os acidentes para que todos fiquem mais atentos porque hoje em dia as pessoas são atropeladas porque atravessam a rua olhando para o celular”, frisou Érica.
A recepcionista recém-contratada através do Processo Seletivo Simplificado (PSS), Lílian Aline Mendes Santos, disse ser muito importante este tipo de intervenção. “Enquanto as pessoas aguardam o atendimento ficam muito ociosas, então é perfeita a atitude das pessoas deste projeto porque fazem ações educativas, as pessoas aprendem e assimilam o aprendizado na sua rotina diária. É bom que os programas da SMS aproveitem este tempo para orientar os usuários do SUS”, opinou.
Outubro Rosa
E como fechamento das atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e de útero, os médicos residentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que fazem a residência multiprofissional na UBS Eunice Barbosa, se uniram aos estagiários do 7º período de Enfermagem e promoveram uma ação lúdica com dramatização sobre a importância da prevenção na sala de espera, também nesta terça-feira.
“É essencial aproveitar estes momentos e fazer ações educativas para chamar a atenção das pessoas”, afirmou a professora do curso de Enfermagem, Ilva Santana.