A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, realizou na noite desta terça-feira, 30, o I Encontro de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec's). O evento desenvolvido no auditório Neuzice Barreto, no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, reuniu 60 participantes, a maior parte deles integrantes de Núcleos Comunitários já formados na capital. Entre os objetivos da programação, esteve a promoção de intercâmbio e ampliação de conhecimentos, especialmente sobre boas práticas da Defesa Civil em localidades mais vulneráveis.
Esteve representando o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a secretária adjunta Lílian Carvalho. "A Defesa Civil de Aracaju desenvolve ações que integram o portfólio de projetos da Prefeitura de Aracaju. Com o Projeto Aracaju Cidade Resiliente, que possui como uma de suas metas a formação de Nudecs, concretizamos um passo fundamental para que alcancemos o objetivo de fazer de Aracaju uma cidade capaz de suportar, responder e mitigar os desastres que a cidade possa, eventualmente, vir a sofrer", destacou.
A programação contou com a palestra do coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, que falou sobre o projeto inserido no planejamento do município, com destaque para a significativa participação da população. "Esse momento representa a integração da população, que mora em áreas de risco e que teve o treinamento abalizado pela Defesa Civil, para saber como atuar em situações de desastres. O momento oportuniza que eles possam se conhecer e trocar experiências", avaliou o coordenador.
Na ocasião, os representantes dos Núcleos Comunitários dos bairros Cidade Nova, Porto Dantas, Jabotiana e Zona de Expansão puderam apresentar as ações desenvolvidas em suas comunidades, assim como os principais desafios encontrados. Entre eles esteve a coordenadora do Nudec Cidade Nova, Cristiane de Oliveira. "Estou muito feliz por poder apresentar o antes e o depois da nossa comunidade, a partir da experiência do projeto no nosso bairro. Pudemos mudar a realidade de áreas que antes eram utilizadas como grandes lixeiras e que a partir dessa parceria foram totalmente revitalizadas, inclusive construindo jardins nos locais, onde antes só havia lixo. Além disso, promovemos conscientização através de panfletagens. Temos muita gratidão pelo projeto", pontuou Cristiane.
O coordenador do Nudec Porto Dantas, Minerval de Souza, considera o encontro muito proveitoso. "Pudemos apresentar muitas das ações que realizamos em conjunto com a Defesa Civil, o que é muito gratificante para a comunidade. Com a chegada do Nudec, pudemos engrandecer conhecimentos para promover ações benéficas à própria comunidade, como é o caso ações que possam prevenir transtornos provenientes de enchentes, assim como para otimizar o sistema de drenagem", ressaltou.
Os participantes também puderam, na ocasião, aprimorar conhecimentos técnicos a partir da palestra do professor Dr. Luiz Alberto Vedana, do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Participaram do encontro, além dos membros dos Núcleos Comunitários dos bairros Cidade Nova, Porto Dantas, Jabotiana e Zona de Expansão, representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), da Defesa Civil Estadual e Universidade Federal de Sergipe (UFS).