Saúde encerra ações alusivas à campanha Outubro Rosa no Parque da Sementeira

Saúde
31/10/2018 18h46

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encerrou nesta quarta-feira, 31, a Campanha Outubro Rosa deste ano, com diversas atividades no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira). Durante todo o mês, foram desenvolvidas várias ações voltadas à saúde da mulher, tendo como foco a prevenção, promoção e o diagnóstico precoce dos cânceres, com destaque para o de mama e de colo de útero.

A intersetorialidade marcou a realização deste evento com a união de vários programas da SMS, a exemplo de atividades físicas, através do Programa Academia da Cidade; palestras educativas sobre cuidados no combate ao câncer, com o Programa Saúde da Mulher; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante do Programa IST/Aids; aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, realizados pelo Programa Saúde do Adulto e do Idoso; Programa Saúde Bucal com alerta para o câncer de boca.

Além disso, o encerramento contou com a parceria do Movimento Popular de Saúde (Mops), que ofertou práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS) como massagens, reiki e auriculoterapia. No entanto, as atividades não se resumem somente ao mês no outubro e podem ser realizadas pelos usuários do SUS durante todo o ano.

Prevenção o ano inteiro

“Esse foi mais um evento da SMS, já que trabalhamos o Outubro Rosa durante todo o mês também nas Unidades Básicas de Saúde, sempre trabalhando na prevenção. Uma das grandes questões do câncer de mama é o diagnóstico precoce, por isso é necessário alertar que quanto mais cedo à doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura. A mensagem maior que queremos deixar para a população é que essa prevenção tem que ser feita durante todo o ano”, destacou a coordenadora pelos Programas de Atenção à Saúde da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (Repvas), Cristiani Ludmila Borges

Cristiane Ludmila reforçou ainda, que as pessoas devem conhecer seu corpo, realizar exame de toque e que não tenham medo do câncer. “Muitas vezes a mulher percebe alguma alteração da sua mama, mas tem medo de buscar cuidado. O câncer é uma doença recheada de estigma, de muito preconceito e de muito medo, medo de morrer. Para que a gente consiga curar, é preciso correr, é preciso ter pressa. Então, se você perceber qualquer alteração na sua mama, não tenha medo, procure um serviço de saúde para que, junto com ela, possamos indicar as melhores terapias e para que consigamos tratar num tempo mais rápido possível, aumentando as suas chances de cura”, completou. 

Para o coordenador do Programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, também falou da importância da prevenção e destacou as ações do Outubro Rosa como um momento de celebração à vida. “A prevenção de muitos tipos de doenças pode ser feita também através da prática de exercícios. Estamos comemorando com os participantes de todos os polos da academia, o trabalho de prevenção que a SMS faz durante todo o ano, é intensificando por conta do Outubro Rosa, mas a atenção tem que ser mantida constantemente. Por isso é tão importante se manter alerta, tanto as mulheres como também os próprios serviços de saúde, afinal, este é o nosso papel, cuidar da saúde da população”, enfatizou.

Iniciativa aprovada

Foi com a preocupação de se cuidar que a aposentada Lenita dos Santos Cruz, de 73 anos, chegou logo cedinho ao parque. Ela foi convidada pelos profissionais da academia do polo onde frequenta, e decidiu chegar cedo para participar e aproveitar os outros serviços.

“Frequento o polo da Academia que fica no bairro Getúlio Vargas, e participo sempre que tem atividades. Aproveitei bem o dia. Fiz dança, me movimentei, e vi como estava a pressão. O dia foi ótimo para me cuidar, eu confio muito na saúde de Aracaju”, elogiou.

A dona de casa Andréia Presgrave, também elogia a iniciativa da SMS, e diz que veio em boa hora esta ação, encontrando vários serviços em um só lugar. Mesmo assumindo que não tem o costume de fazer o autoexame para o câncer de mama, ela entende a necessidade da prevenção. “Fico um pouco insegura de fazer o autoexame errado, por isso estes eventos são ótimos para orientar e prevenir. Espero que a SMS continue fazendo mais ações como esta”, ressaltou.

Outros serviços

Além da atividade física, foram realizados 195 testes de glicemia capilar; 304 testes rápidos para detecção das hepatites tipo B e C; além de aferições da pressão arterial. A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), da Vigilância em Saúde de Aracaju, Débora Oliveira, observa que a ação aproximou a comunidade dos testes disponibilizados pelo município.

“Nosso grande desafio é a detecção precoce. Infelizmente algumas pessoas não têm costume de procurar as unidades e estas ações nos proporcionam chegar àqueles que ainda estão vulneráveis de outra forma, e a vencer essa guerra que é a luta contra as hepatites virais, pois são doenças silenciosas e assintomáticas. Mas tudo que está sendo feito aqui, ofertamos durante todo ano para a população de Aracaju”, informou.