Fazenda: Oficina discutiu sobre ansiedade no Projeto Conversando com o Servidor

Fazenda
01/11/2018 17h51

No desafio de transformar Aracaju em uma cidade humana, inteligente e criativa, a administração municipal tem trilhado um caminho que passa por diversas vertentes, entre eles, o cuidado com quem tem um papel essencial nessa construção: o servidor público. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) criou o projeto “Conversando com o Servidor”, que tem o objetivo de promover uma maior integração entre os seus colaboradores, bem como a oportunidade de gerar debates sobre assuntos de interesse comum.

A primeira edição do projeto, coordenado pelo Gabinete e Assessoria de Comunicação do órgão, ocorreu nesta quinta-feira, 1º de novembro, e trouxe para o ambiente de trabalho uma discussão sobre ansiedade. Para tanto, a Semfaz contou com a parceria da Coordenação Psicossocial da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), através das oficinas desenvolvidas pelo Programa Ambiente Humanizado. “Contamos com o apoio da instituição que, desde 2017, tem procurado atender a Prefeitura na formação e acolhimento do seu servidor. Uma parceria muito importante”, ressaltou o secretário Jeferson Passos.

A oficina “Um novo olhar sobre ansiedade” foi ministrada pela psicóloga Fernanda Reis Carvalho, que demonstrou como o atual estilo de vida adotado pela maioria das pessoas tem estimulado a competição e adoecido as pessoas. “A gente vê a ansiedade como um problema de saúde. Por isso, nossa proposta é cuidar do servidor, oferecer um espaço onde ele possa pensar sobre si, olhar para dentro, repensar e promover mudanças em sua vida. Essa é a ideia que desenvolvemos durante a oficina”, explicou a profissional, que faz parte da Coordenação Psicossocial da Esgap.

Para o servidor Jonathan Araújo, os assuntos trazidos para a discussão no projeto da Semfaz promovem uma sensação de acolhimento. “Nesta oficina sobre ansiedade, por exemplo, foi possível perceber que não é um problema isolado, e sim muito mais comum do que se possa imaginar. Sem dúvida, foi uma grande oportunidade para conhecer outras histórias, trocar experiências e, além de tudo, adquirir conhecimento”, analisou.

O secretário Jeferson Passos, que apoia e incentiva a realização da atividade, parabenizou a organização e pediu que os colaboradores atuassem como multiplicadores da informação. “Peço que vocês disseminem entre os colegas a impressão que tiveram da atividade, tragam sugestão para a equipe que está à frente do projeto e continuem participando. É uma experiência muito válida e queremos evoluir com ela, contando com o envolvimento de todos”, enfatizou.