8ª edição do Sercine conta com a parceria do NPD

Funcaju
01/11/2018 18h40
Início > Notícias > 8ª edição do Sercine conta com a parceria do NPD

Para os amantes de cinema e arte, o Núcleo de Produção Digital (NPD), unidade da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), apoia, mais uma vez, o Festival Sergipe de Audiovisual, o famoso ‘Sercine’. Será uma semana inteira de exibições, debates e estímulo a arte brasileira. O evento inicia neste sábado, 3, e vai até o dia 10 de novembro.
 
O Festival Sergipe de Audiovisual surgiu em 2011 e agora chega à sua 8ª edição. A idealização do projeto foi dos estudantes de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS), entres eles, Baruch Blumberg. Com a expansão de sua equipe, atualmente, o Sercine é realizado pela Organização Cacimba de Cinema e a produtora Rolimã filmes.
 
A proposta primordial do evento, além de ampliar o espaço da produção audiovisual na região nordeste, é também de democratizar o acesso às exibições nacionais e internacionais, permitindo ao público um olhar sensível mediante as questões voltadas a cultura e ao cinema no Brasil.
 
Abertura

O longa metragem “Bixa Travesty”, com direção de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, foi o escolhido para abertura do evento. Taylane Cruz, membro da equipe e assessora de comunicação do Sercine, conta que graças a repercussão mundial e aos prêmios adquiridos nos Festivais de Cinema de Brasília e Berlim (Alemanha), como o Teddy Award aos filmes de temática LGBT foram uma das razões para a seleção dos filme.
 
“Devido a conjuntura atual do nosso país, de modo geral, os filmes selecionados buscam promover uma discussão profunda sobre diversidade e pluralidade e uso da música e o corpo como ferramenta para desconstrução de estereótipos, caracterizado como uma força motriz do documentário Linn da Quebrada”, detalhou Taylane.

Em sua programação, o Festival Sergipe de Audiovisual conta com o seminário “Conversas com cinema”, ministrado por  Karla Holanda da Universidade Federal de Fortaleza (Cinema/UFF) que abordará o tema “Mulheres no cinema brasileiro: que história é essa?”. 
 
Com entrada franca, o festival começa às 19h, na sala de exibição do NPD, localizada no Centro Cultural de Aracaju. Para mais detalhes, acesse a página do Facebook “Sercine” ou o IG do Instagram @festivalsercine.