Da paisagem desoladora que configurou por muitos anos o bairro Coqueiral, na zona Norte de Aracaju, para uma nova realidade alicerçada no saneamento básico, urbanização e equipamentos de mobilidade e acessibilidade, antes presentes apenas em outras partes da cidade, tidas como privilegiadas. A transformação social e urbanística é fruto de investimentos sistemáticos feitos pelo prefeito Edvaldo Nogueira nos últimos anos, nas sucessivas ocasiões em que ocupou a chefia do Executivo Municipal.
Entre a sua primeira passagem e o retorno à Prefeitura de Aracaju, em 2017, Edvaldo Nogueira demonstrou o compromisso com a melhoria da vida de quem vive no Coqueiral. No local, foram investidos mais de R$ 25 milhões, contemplando a construção de 385 moradias populares e implantação de infraestrutura em 140 ruas, hoje totalmente drenadas e pavimentadas. Os investimentos foram realizados com recursos conveniados com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Mas, as mudanças na infraestrutura do bairro vão além. Os problemas de esgoto a céu abeto foram equacionados com a implantação de uma rede de esgotamento sanitário com mais de 13 km, permitindo que 2.267 ligações domiciliares fossem feitas. A preocupação com o abastecimento também foi priorizada na obra, resultando em 14 km de rede de distribuição de água potável, viabilizando 1.710 novas ligações.
Com todo este mobiliário urbano é possível afirmar que a consolidação do Coqueiral como bairro se deu nas gestões de Edvaldo Nogueira, como enfatiza o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. "Antes, o Coqueiral era um loteamento que fazia parte do bairro Porto Dantas e apresentava escassas condições de habitabilidade. O processo de ocupação desordenado e a localização próxima de morro agravava ainda mais os problemas na infraestrutura. Mas foi Edvaldo, na sua primeira passagem pela Prefeitura, que investiu cerca de 20 milhões e, agora, finaliza com esta complementação, cujos investimentos somam mais R$ 5 milhões e consolida, de uma vez por todas, a infraestrutura do Coqueiral", explica Ferrari.