Emsurb e Torre realizam ação de conscientização ambiental no Santo Antônio

Serviços Urbanos
06/11/2018 16h10

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com a Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda, uma das responsáveis pela limpeza da capital, realizou nesta terça-feira, 6, mais uma ação de educação ambiental. O projeto, que acontece desde o mês passado, de segunda a quinta-feira, está tendo como alvo o bairro Santo Antônio. 

De porta em porta, cerca de 20 jovens aprendizes, acompanhados de um Educador Ambiental e um representante da Emsurb, se dividem durante os turnos da manhã e tarde, informando os moradores sobre a inovação que é o Ecoponto e o descarte correto de lixo. 

O educador ambiental que acompanha a equipe, Lenivaldo Dionísio dos Santos, afirma que é de extrema importância esta ação, que teve o seu início no Bairro Industrial, justamente por ser onde o primeiro Ecoponto instalado em Aracaju se encontra. “Este trabalho de educação ambiental está no contrato entre a Empresa Torre e a Prefeitura de Aracaju, e visa levar à população os conhecimentos básicos sobre o descarte correto de lixo, bem como informar os serviços já prestados pela Emsurb, no tocante ao descarte consciente. A natureza implora ações como estas e o meio ambiente agradece”, afirmou Lenivaldo.

Uma das beneficiadas pela ação foi a dona de casa Maria da Piedade. Ela parabenizou os jovens que se distribuíram pelas ruas do bairro em prol de uma boa ação. Segundo Maria, o serviço de conscientização é bastante informativo, ainda mais para ela, que não conhecia o Ecoponto e o serviço Cata Treco. “Agora eu já sei que posso ligar para a Ouvidoria da Emsurb e solicitar que venham pegar na minha casa”, afirmou.

Diferentemente de dona Maria, sua vizinha de bairro Clarisse Mota, que também teve acesso à ação de conscientização ambiental, afirmou que já conhecia o Cata Treco. “Toda esta conscientização é muito importante para construirmos um futuro melhor. Eu mesmo utilizei os serviços do Cata Treco semana passada! Quando ouvi o carro de som passando, logo me prontifiquei de entregar os móveis velhos. Estão de parabéns, tanto os jovens, que vão de casa em casa, como quem idealizou esta ação”, afirmou Clarisse. 

O projeto tem como objetivo passar em todas as ruas de todos os bairros de Aracaju, sempre reforçando a importância do descarte regular do lixo, bem como promovendo as ações que a Emsurb realiza, visando tornar a cidade mais limpa e sustentável.