Neste sábado, 10, às 14h, cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Macedo participam do projeto Uma Semana de Capoeira. O evento acontece na quadra da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em alusão ao mês de comemoração da Consciência Negra.
O evento estará aberto à população e reafirma as origens africanas da capoeira, trazida pelos negros para o Brasil. Os alunos vão participar do batizado, roda de capoeira solene e festiva, vão receber um apelido, uma corda e um certificado da primeira graduação na capoeira. É a primeira vez que a escola participa de um evento desses em outra instituição. "Estamos muitos felizes pela oportunidade de inserir os nossos alunos nesse evento. Oportunidade, incentivo e valorização são as palavras que definem nossa satisfação", conta a diretora da Emef, Gleice de Sá.
Os alunos, com idade entre seis e 14 anos, são treinados pelo professor Paulo de Souza, ou simplesmente Mestre Morcego, como é conhecido. Ele trabalha, durante as aulas, a musicalidade, a instrumentação e os movimentos de capoeira de estilo Angola, regional e folclórico. As aulas acontecem na segundas, quartas e sextas-feiras em dois horários: das 11h10 às 12h e das 17h10 às 18h, sempre no final da aula.
A meta da escola é estimular o desenvolvimento do condicionamento físico, cultural, educacional, comportamental, bem como a lateralidade, o equilíbrio a coordenação motora e a socialização dos alunos. "Nosso objetivo é ajudá-los a se tornarem pessoas comprometidas com suas responsabilidades, a respeitarem o próximo e a serem bons cidadãos no futuro", explica o professor Paulo de Souza.