Saúde promove a 17ª Caminhada Ecológica Jabotiana Saudável

Saúde
09/11/2018 16h20

Moradores do bairro Jabotiana, profissionais da saúde, estudantes e ambientalistas foram às ruas para participar da 17ª Caminhada Ecológica Saudável, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) Manoel de Souza Pereira, localizada no mesmo bairro.

O evento, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 9, foi iniciado com aulas de alongamento através do Programa Academia da Cidade. A caminhada seguiu pelas ruas e avenidas do conjuntos Santa Lúcia e Sol Nascente com música, animação e exibição de cartazes com estímulo às práticas saudáveis e os cuidados necessários para preservação da natureza.

Conforme a assistente social da UBS, Neire Déda, uma das profissionais envolvidas na organização da caminhada, o evento tem o grande potencial por dar destaque à importância de boas práticas que já acontecem no bairro, como o plantio de árvores e coleta seletiva, por exemplo. “Junto com a enfermeira Irene de Deus idealizamos esta caminhada, com o objetivo de ajudar também na diminuição dos casos de algumas doenças”, enfatizou.

A caminhada faz parte das ações do projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável” implantado há 17 anos por profissionais de saúde da família da UBS Manoel de Souza, que definiu a área ambiental como uma das estratégias para minimizar as necessidades de saúde da população do bairro Jabotiana. A região é uma área rica em recursos naturais.

“É gratificante para a equipe da Unidade de Saúde ver que, por mais um ano com muita mobilização, apoio de parceiros, lideres comunitários, conseguimos dar destaque a mensagem da preservação ambiental e a relação com a nossa saúde”, explicou o gerente da UBS Manoel de Souza Pereira, Vanderson Nunes de Almeida.

Quem acompanhou todo o itinerário da caminhada elogiou a iniciativa. É o caso da moradora Lucicleide Pinheiro. Para ela, a ação é uma forma de manifestar o amor pela causa ambiental e também cuidar da saúde. “Iniciar o dia caminhando é uma forma maravilhosa de exercício para saúde e para mente”, acrescentou.

Planejamento

Para a caminhada, conselheiros, profissionais de saúde e lideranças comunitárias realizaram juntos todo o planejamento. Luiz Cláudio Barreto Soares, área técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da SMS, explica como acontece o processo.

“Esta integralidade e junção de pessoas só beneficiam a comunidade. A caminhada é mais um projeto, que a SMS e UBS Manoel de Souza vem realizando durante o ano com várias atividades educativas. A nossa estratégia é conscientizar os moradores para minimizar as agressões ao meio ambiente e como consequência cuidando também da saúde”, afirmou.

A caminhada contou com a parceria do Conselho Local de Saúde, movimentos ambientais, escolas da rede pública e privada. O Presidente do Conselho Local da Saúde, Maxuel Oliveira Resende, destaca que a Caminhada Ecológica, realizada anualmente, tem dado uma maior visibilidade à luta do bairro Jabotiana.

"As iniciativas foram bem sucedidas e demonstram a importância da UBS Manoel de Souza no cotidiano da nossa comunidade. As ações de preservação do meio ambiente no bairro foram construídas graças à boa relação das equipes de Saúde com a comunidade. O resultado é a ampliação do número de pessoas com hábitos mais saudáveis e ecologicamente corretos", disse o presidente.

Sociedade Jabotiana Viva

Parceira do evento, a Sociedade Jabotiana Viva é pioneira em implantar medidas como reciclagem de óleo de cozinha no bairro. Para o ambientalista Jorge Rodrigues, que é integrante da Sociedade Jabotiana Viva, o evento é uma oportunidade de alertar para questões urbanas e ambientais.

“É uma busca pela conscientização de toda a sociedade. A caminhada serve para reforçarmos que precisamos manter preservadas nossas matas e recursos hídricos. Precisamos cuidar das áreas de manguezal, evitar aterro das lagoas, manter o aumento da arborização e despoluir os trechos de rio que atravessam o bairro”, afirmou.

Sobre o bairro

Considerado uma das localidades mais verdes de Aracaju, o bairro Jabotiana é rico em praças e canteiros bem arborizados, além de diversidade natural com presença de manguezais, colinas verdes, trechos de Mata Atlântica, sítios de coqueiros e mangueiras, além de lagoas, brejos, afluentes de rios como Poxim e Pitanga.