Emsurb intensifica ações de combate ao descarte irregular na capital

Serviços Urbanos
12/11/2018 17h22


As ações desenvolvidas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que garantem a qualidade da limpeza da pública da capital estão avançando. Diariamente, a empresa leva para a população serviços contínuos e eficientes, a exemplo da coleta dos resíduos volumosos, que visa combater o descarte irregular em pontos críticos da cidade.

O trabalho, coordenado pela Diretoria de Operações (Dirop), é realizado com o suporte de máquinas pás carregadeiras e caçambas, além do auxílio de agentes de limpeza, e recolhe materiais como móveis e equipamentos domésticos inutilizados, grandes embalagens e peças de madeira, poda e outros itens não provenientes de processos industriais.

Além da ação de coleta de volumosos, a política de redução dos pontos de descarte irregular de lixo na cidade, instituída pela administração municipal, ganhou, nos últimos meses, o auxílio do Ecoponto. O espaço, localizado no Bairro Industrial, já passou a fazer parte do cotidiano dos moradores, que se unem ao poder público para manter a cidade mais limpa.

Essa mudança de comportamento já é refletida nos números contabilizados pela empresa municipal para este tipo de serviço. Segundo dados da Coordenadoria de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário, em 2017, foram coletadas 11.718,80 toneladas de resíduos da construção civil e volumosos. Neste ano, somente até o mês de setembro, 34.820,59 toneladas foram recolhidas.

Cata Treco

Os móveis e objetos que não possuem mais serventia para a população aracajuana também recebem atenção especial das equipes da Emsurb. É o Cata Treco, um programa gratuito que tem como foco principal o recolhimento de materiais que são, na maioria das vezes, descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade. A programação semanal do serviço é cumprida à risca pelos agentes, que trabalham de segunda a sexta pelos bairros da capital. A maior parte do que é recolhido, móveis, pedaços de madeira, objetos e eletrodomésticos grandes, é encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores). A comunidade pode acionar o serviço pelo telefone 3021-9914 ou pela Ouvidoria da empresa através do número 3021-9908.