UBS Oswaldo de Souza promove dia de saúde do homem

Saúde
20/11/2018 18h10

Para celebrar o Novembro Azul, mês de alerta ao cuidado com a Saúde do Homem, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo de Souza, do bairro Getúlio Vargas, organizou um evento com diversas atividades. A ação promovida pelos servidores da unidade, pelo Núcleo Ampliado à Saúde da Família (Nasf), pelo Conselho Local de Saúde e pelo Programa Academia da Cidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 20.

O dia alusivo à saúde do homem na UBS Oswaldo de Souza foi elaborado pela equipe multiprofissional da unidade. “Trabalhamos a promoção e a prevenção de algumas doenças, a questão da alimentação saudável, da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), a verificação das medidas antropométricas como pressão, glicemia, peso, também ofertamos os testes rápidos de HIV e sífilis e orientações sobre a saúde bucal. Houve uma palestra sobre o câncer de próstata, como prevenir e identificar e, por fim, ofertamos um café da manhã saudável para os usuários”, informou a enfermeira Marcelly Dourado.

O presidente do Conselho Local de Saúde, José Gomes, conhecido como Seu Palito, disse que é muito importante fazer um dia lúdico para chamar a atenção dos homens para frequentar a unidade. “O bom daqui é que todos trabalham em equipe. Nós mobilizamos os homens da área e eles vieram em massa prestigiar, pois é essencial sabermos cuidar da nossa saúde”, disse.

Para o aposentado José Luiz Ferreira, os funcionários da UBS estão de parabéns pelo evento. “Aqui recebi orientações sobre o câncer de próstata, fiz os testes, participei da palestra e lanchei. Tudo foi muito organizado, gostei demais”, enfatizou.

O agente comunitário de saúde José Wellington Venâncio dos Santos também participou das atividades. “Eu aproveitei e também vim cuidar da minha própria saúde, verifiquei a pressão, fiz teste de glicemia. É essencial que o homem procure a unidade de saúde para prevenir as doenças. Quando faço as visitas domiciliares sempre estimulo os homens a se consultarem”, afirmou.