Sema e Sejesp promovem qualidade de vida no ambiente de trabalho

Meio Ambiente
20/11/2018 15h28

O trabalho diário muitas vezes faz com que o servidor fique durante horas em uma mesma posição, realizando atividades repetitivas ou esforços sem nenhum controle ergonômico, o que pode gerar consequências físicas. Diante disso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), aliada à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), oferece aos servidores todas as terças e quintas-feiras ginástica laboral, a fim de melhorar as condições de saúde e bem-estar no âmbito de trabalho.

A ginástica laboral é uma atividade oferecida pela Sejesp através do programa ‘Servidor Saudável’, em que profissionais de Educação Física e acadêmicos passam em todos os setores da Sema, estimulando e conduzindo os servidores a dar uma pausa de 15 minutos à prática de exercícios básicos e essenciais, objetivando o zelo à saúde mental e física,  além de prevenir doenças ocupacionais e promover hábitos saudáveis.

Segundo o profissional de Educação Física da Sejesp, Paulo Mendonça, o principal objetivo da ginástica laboral é contribuir para a melhora do dia a dia do colaborador durante as tarefas da sua jornada de trabalho. “A nossa rotina é passar em todos os setores convidando os servidores a fazerem a ginástica laboral dentro da sala ou em espaços mais amplos da secretaria, onde praticamos exercícios de flexibilidade e alongamento de membros superiores e inferiores, pois eles são essenciais para melhorar a postura no ambiente de trabalho, lubrificar as articulações e proporcionar mais mobilidade ao corpo como um todo, mais fluidez de sangue nas regiões trabalhadas na ginástica laboral para, assim, garantir uma melhora na qualidade de vida”, afirma Paulo.

De acordo com o analista ambiental da Sema e coordenador da A3P, Cleverton Costa, essa parceria entre o órgão ambiental e a Sejesp faz parte de um elo firmado entre as pastas em busca de melhorias no trabalho. “Essa é uma ação que está aliada à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Sema, dentro do eixo Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho (QVAT). Então, é uma atividade que não apenas traz benefícios na eficiência do trabalho a ser realizado a favor do órgão, mas, principalmente, para promover qualidade de vida, como saúde no trabalho; influencia a quebra de sedentarismo, o servidor vai sendo provocado a adotar novos hábitos de vida como a prática de exercícios físicos, o uso de bicicletas, deixando um pouco de lado o transporte automotivo, influenciando também na consciência ecológica e sustentável do indivíduo. Também é um momento de interação entre pessoas, melhorando o espírito de trabalho em equipe, pois envolve desde o servidor efetivo ao estagiário e o pessoal da empresa terceirizada que presta serviços à Sema”, disse Cleverton Costa. 

Novos hábitos

Ao perceber que a prática de exercícios físicos só traz benefícios para a saúde e qualidade de vida, a auxiliar de serviços gerais da Sema, Maria das Dores Santos, adotou um novo modo de vida. “Esses 15 minutos que me dedico para fazer a ginástica laboral são muito importantes para eu perceber as melhorias que a prática de exercício oferece para o nosso bem-estar físico e mental. Hoje, eu participo de uma academia de rua na minha cidade e assim que saio do trabalho eu vou direto praticar exercícios físicos, e isso me proporcionou vários benefícios, tenho mais disposição, durmo melhor e vivo muito mais feliz”, relata. 
 
Já a também auxiliar de serviços gerais da Sema, Jucineide Ferreira, disse que ao passar a fazer os exercícios realizados na ginástica laboral ficou com mais disposição, sentindo alívio nas dores corporais, consequências da prática de movimentos repetitivos no trabalho. “Quando a equipe da ginástica laboral vem à Sema eu sempre participo, porque eu passo a me sentir bem, todas as dores desaparecem, meu corpo fica mais leve e fico mais disposta para dar continuidade ao meu trabalho”, explica.

 A analista ambiental Floema Sultany também sempre participa da ginástica laboral. “Eu participo porque eu acho interessante fazer esses alongamentos durante o horário de trabalho. Às vezes, a gente passa muito tempo sentada e quando adotamos esse hábito de praticar exercícios é um momento de descontração, relaxamento do corpo, da alma e da mente. E isso acaba melhorando, de certa forma, a nossa qualidade de vida, não apenas no trabalho, mas na rotina como um todo”, fala.