Assistência Social recebe visita da Segurança Alimentar da Prefeitura de Salvador

Família e Assistência Social
21/11/2018 12h16
Início > Noticias > 79012

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju recebe nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22, a visita dos representantes da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador (BA). O objetivo é conhecer a experiência, funcionamento e instalações da Diretoria de Segurança Alimentar da capital sergipana, implantada no início da atual gestão.

Mesmo recente, a Diretoria já apresenta resultados e diferenciais que serviram de exemplo e motivaram a visita. Inicialmente, os representantes se reuniram com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Rosane Cunha, com o diretor da Segurança Alimentar, Ivan Siqueira Barreto, e com a nutricionista da Diretoria, Tatiana Canuto, que apresentaram todas as fases da nova Diretoria e de que forma o trabalho foi e está sendo desenvolvido em todos os equipamentos vinculados à Assistência Social.

A secretária Rosane Cunha ressalta que, durante esse tempo de gestão, já é a quarta visita de outros municípios e entidades para conhecer a implantação da Diretoria de Segurança Alimentar, que garante um atendimento prioritário com alimentação balanceada aos usuários. “É gratificante estar recebendo uma equipe de um município como Salvador, que vieram aprender para aplicar. Mas é uma troca, nós também aprendemos e a visita deles nos mostra que estamos no rumo certo de fazer Aracaju uma cidade humana, inteligente e criativa”, afirma.

Um dos fatores que os atraíram a Aracaju foi a conquista do Prêmio Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Já que a capital aracajuana foi a vencedora do Nordeste, através do projeto Cultivando Cidadania, desenvolvido pelo departamento, que estimula ações para a geração de renda e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, foram inscritos 384 projetos de todo o país. Desses, apenas cinco foram premiados, sendo uma iniciativa por região. De forma pioneira, o projeto busca implantar hortas e outros cultivos em espaços públicos e comunitários, visando a geração de renda de famílias inseridas no Cadastro Único, em especial as que são beneficiárias do Bolsa Família.

“Mostramos a eles a teoria, os nossos objetivos e o início do nosso trabalho com o projeto. Por ser uma diretoria nova, nascemos sem recursos, mas 2018 já foi o ano em que alcançamos resultados positivos com essa novidade para a Assistência de Aracaju. Essa é a expertise que eles têm interesse em aprender”, explicou o diretor Ivan Siqueira Barreto.

Os representantes também estão tendo a oportunidade de visitar os equipamentos da Assistência para vivenciar como funcionam e destacaram a relação de intersetorialidade existente em Aracaju como um diferencial para o desenvolvimento e sucesso do trabalho.

O coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Salvador, Gabriel Ernesto Falcetta, conta que a experiência está sendo satisfatória. “Estamos muito felizes por presenciar essa iniciativa que deu certo. Viemos aprender e saber de que forma o trabalho está sendo desenvolvido. Também somos gratos pela prestatividade. Desde o primeiro contato que fizemos, a Assistência de Aracaju se colocou à disposição, e estamos deixando as portas abertas, caso precisem de alguma ajuda de Salvador”, garantiu.