Conservação de espaços naturais é tema de ação educativa realizada pela Sema

Meio Ambiente
22/11/2018 14h40

Entender que o ser humano está inserido na conjuntura dos espaços naturais, mesmo dentro do ambiente urbano, e que ele pode usufruir desses espaços de forma harmônica e consciente, os mantendo conservados, foram as premissas abordadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), através da parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, em uma ação de sensibilização realizada, nesta quinta-feira, 22, no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) e ofertada para os assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Professor Gonçalo Rollemberg Leite. 

Com a faixa etária de 7 a 15 anos, os acolhidos pelo Cras tiveram a oportunidade de visitar o parque e compreender de que maneira o ambiente está inserido no processo de conservação de espaços públicos com vínculos naturais. Eles foram guiados por integrantes da Educação Ambiental da Sema que, de forma lúdica, abordaram questões de sensibilização quanto às práticas sustentáveis e como eles desempenhavam o seu papel enquanto futuras gerações de cidadãos mais sensibilizados e, consequentemente, conscientes. 

“Nós começamos com a história do parque, contextualizando para a questão da incidência das árvores nativas, como o pau-brasil, e fomos guiando os participantes até o Horto Florestal, explanando sobre o seu funcionamento, a produção das mudas e as ações sustentáveis que a Prefeitura de Aracaju vem realizando. Essa abordagem é de suma importância, pois, precisamos sensibilizá-los quanto à questão do meio ambiente, da conservação de espaços considerados berçários da natureza. A gente faz um contraponto do ambiente natural e urbano, pois temos que entender o conservar, já que a interferência humana encontra-se em todos os nossos ecossistemas. Deixamos claro que é possível usufruirmos desses espaços, mas, fazendo com que eles permaneçam conservados”, declarou o estudante de biologia e integrante da Educação Ambiental da Sema, Brendson Pancho. 

Na oportunidade, as crianças e adolescentes também conheceram um pouco mais sobre o trabalho da Oficina de Papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que contribui com a prática da sustentabilidade por meio da confecção de peças decorativas feitas com materiais reutilizáveis, a exemplo de jornais.  
Para o educador social do Cras, Anselmo Oliveira, fomentar o trabalho da cidadania aliada ao meio ambiente é relevante para proporcionar às crianças e adolescentes o sentimento de protagonismo juvenil e consciência ambiental. “Visamos a conservação, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A gente já vem trabalhando essas questões, como tendo o objetivo de implantar uma horta no Centro, onde eles irão cuidar e manter conservada; e também sempre abordamos questões sobre a reciclagem. Com isso, em cada criança e adolescente nasce uma sementinha da responsabilidade sobre os direitos e deveres dentro da cidadania”, explicou. 

Futuras gerações

O processo de sensibilização é algo realizado a longo prazo, por isso, se faz necessário incentivar o público mais jovem a entender sobre essas questões, para que se tornem adultos, agentes transformadores das políticas ambientais. “Gostei muito da visita. Eu vinha aqui pro parque para brincar e hoje juntei a brincadeira, como jogar bola, e conheci um pouco sobre a natureza. No Cras eu já faço esse tipo de trabalho. É importante cuidar do meio ambiente”, declarou um dos assistidos pelo Cras, Davi Walbert Santos, de 14 anos. 

Para Jenis Yarlei Santos, de 7 anos, foi importante essa participação, pois teve a oportunidade de conhecer sobre algumas plantas. “Gostei muito de ter visto as plantas e de ter conhecido o pau-brasil. Ouvi e prestei bastante atenção nas explicações”, afirmou.  

Quem também compartilhou do mesmo sentimento foi Natanael Talisson Silva, de 8 anos. “Eu entendi tudo que foi explicado e a partir de hoje vou cuidar e gostar mais ainda da natureza”, frisou.