Saúde promove Cortejo do Novembro Azul para servidores

Saúde
22/11/2018 17h30

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, nesta quinta-feira, 22, o Cortejo do Novembro Azul. A intersetorialidade marcou a realização desta ação, com a união de vários programas da Saúde, mobilizando e chamando a atenção dos servidores sobre o cuidado do homem, com foco na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, cardiopatias e câncer de próstata. Na atividade, profissionais orientaram e forneceram material informativo, além da realização dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, com o Programa IST/Aids; aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, realizados pelo Programa Saúde do Adulto e do Idoso; alerta para o câncer de boca com Programa Saúde Bucal; e orientações nutricionais e massagens oferecidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O evento contou também contou com a parceria do Movimento Popular de Saúde (Mops) que ofertou práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS) como massagens, reiki e auriculoterapia.

O secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, destacou a importância das ações do Novembro Azul, onde as atividades relacionadas à saúde do homem são intensificadas. “Estamos trabalhando para ressignificar a ideia do homem procurar as unidades básicas para cuidar, de forma mais efetiva, da própria saúde. A nossa política é buscar este público, pois, muitos ainda têm a cultura de que homem não adoece, de que procurar atendimento de saúde é coisa de mulher. Precisamos mudar essa ideia culturalmente enraizada”, explicou.

O fato de dedicar o mês de novembro à conscientização da saúde do homem, sobretudo em relação à prevenção do câncer de próstata, demanda, principalmente, que os homens deixem o preconceito e as brincadeiras de lado, mesmo porque o exame de toque não é preventivo do câncer de próstata. “O exame preventivo é o de sangue e só será realizado o de toque caso sejam detectadas alterações. Quanto ao câncer de pênis, as maiores causas são a falta de higiene, ou quando o homem contrai alguma infecção sexualmente transmissível (IST) e não se trata, isso sem falar da carga genética de cada um, que pode ser observada através de casos na família”, alertou Carlos Noronha.

De acordo com a responsável técnica do Programa Saúde do Homem, Kátia Silvino, Aracaju é um território rico em serviços de saúde, com a proposta de promover o acesso, acolhimento e os cuidados ao público masculino. “Trabalhamos o tema [homem que se cuida, vive o melhor da vida], representando o olhar da gestão para maximizar a vinculação deste homem com garantias de resolutividade nas demandas apresentadas. Viver com saúde também faz parte do cotidiano do homem. Então, precisamos do trabalhador, tanto para a promoção do seu autocuidado, quanto para mobilizar outros homens para se cuidarem”, enfatizou.

Conscientização

Dados do Ministério da Saúde estimam que, no Brasil, pessoas do sexo masculino vivem em média sete anos a menos que as do sexo feminino. O principal motivo, além dos fatores de acidentes de trânsito e violências, é que os homens são mais negligentes com a  saúde e raramente buscam hábitos saudáveis e orientação.

Apesar dos índices, há quem pense diferente, como o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Paulo Vinicius Carneiro. Foi com a preocupação de se cuidar que ele chegou logo cedinho ao auditório. “Uma ação muito importante de valorização do homem no cuidado geral com a saúde. Depois que fiz todos os testes e a massagem, voltei a trabalhar mais revigorado e com mais disposição”, disse.

Para o técnico de informações Vitor Tavares da Silva, foi um dia importante para avaliar os índices de saúde. “Por medo de buscar ajuda, alguns homens costumam suportar calados certas dores e, quando buscam auxílio, a doença já está em estágios avançados, difícil de cura. O melhor da ação foi encontrar vários serviços em um mesmo lugar. Espero que a SMS continue fazendo mais ações como esta”, ressaltou.

O técnico e referência em saúde mental, Wagner Mendonça, disse que o Novembro Azul deveria ser o ano todo. “Foi uma atividade para atualizar os conhecimentos em saúde e também para me cuidar. O dia foi ótimo, e essa ação só me faz confiar ainda mais na saúde de Aracaju”, elogiou.